Campanha Doe que o Sicredi Dobra faz entrega de doação para a Steinhaus, em Igrejinha

A campanha Doe que o Sicredi Dobra, iniciativa da Sicredi Caminho das Águas, apresenta os resultados da edição voltada à restauração da Steinhaus, emblemática casa de pedra centenária localizada no município de Igrejinha. Desde maio, quando o projeto foi lançado, o valor total arrecadado em doações para um dos maiores símbolos da imigração alemã na região ultrapassou R$ 80 mil. Desta quantia, uma parte já repassada pela cooperativa foi de R$ 45 mil, voltada à etapa 1 do restauro.

A campanha propõe um modelo de doação colaborativa: a cada real doado pela comunidade, a Sicredi dobra o valor, ampliando o impacto das contribuições e acelerando o processo de revitalização do patrimônio. O valor repassado pela cooperativa foi utilizado na consolidação da casa, parte estrutural e cobertura. 

Para o vice-presidente da Sicredi Caminho das Águas, Francisco Ferreira, o Sicredi tem muito a contribuir por meio da mobilização das pessoas. “Quando percebemos  movimentos como esse da Steinhaus, em que já há envolvimento da comunidade, entramos para potencializar a ação. Assim, com a união de forças, está sendo possível restaurar essa que é uma das primeiras casas construídas pela imigração alemã”, destaca.

Conforme a museóloga e responsável pelo projeto de restauro, Daniela Schmitt, o valor arrecadado na campanha foi utilizado para remunerar parte da equipe e da obra na primeira etapa. “A possibilidade de garantir os pagamentos nos deu melhor rendimento no processo. Tivemos um engajamento especial da comunidade, da Associação de Amigos da Steinhaus e da Associação de Colecionadores”, explica.

De acordo com Daniela, restaurar a Steinhaus é ressignificar a história. “Ela foi construída para servir como ponto de encontro para receber os imigrantes alemães e descendentes, bem como ser um comércio. Preservar é valorizar essa história, que foi ganhando novos personagens ao longo dos anos e que evidencia sua relevância na cidade de Igrejinha e região. A casa é um símbolo dos nossos antepassados e não apenas da cultura alemã, pois representa diferentes manifestações culturais”, conclui.

O projeto segue aberto para recebimento de doações para dar seguimento à obra, as quais podem ser feitas pela chave Pix oficial steinhaus.igrejinha@gmail.com. A etapa 2 contemplará a finalização do restauro, o que inclui paredes, esquadrias e projetos complementares. Finalizado, o imóvel passará a ser o Museu Steinhaus, de modo a preservar a trajetória da própria casa e de todos aqueles que passaram por ela.

Um comentário

Deixe um comentário