Batuca na Bituca vence o 1º Festival POA Autoral com a música ‘E o Botequim?’

A banda Batuca na Bituca, formada por músicos de Parobé e Taquara, foi a grande vencedora do 1º Festival POA Autoral, realizado no domingo (18), no Teatro da PUCRS, em Porto Alegre. A canção ‘E o Botequim?’ conquistou o público e se destacou entre os seis finalistas do evento, levando para casa o título de Música do Festival.

O evento foi realizado pelo Instituto de Cultura da PUCRS, com financiamento da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, apoio da UBC e produção da OCorre Lab. A programação contou com seis shows autorais e cinco bate-papos sobre o fazer da cultura local, no Teatro da PUCRS. Enquanto tudo isso acontecia, o público votava para escolher a Música do Festival. O festival reuniu artistas e grupos autorais da capital gaúcha em uma celebração da música independente.

Dividindo o palco com Batuca na Bituca, também se apresentaram Clarissa Ferreira, Elias Barboza, Léo Monassa, Pedro Cassel e Síganus. No momento da premiação, Lucas Almeida, integrante da banda, celebrou apesar dos desafios em sua fala de agradecimento. “A vida de um artista independente não é fácil, mas nesses encontros a nossa arte se fortalece”.

A “Batuca”, como carinhosamente é conhecida na região vem se destacando em festivais pelo Estado. Em 2023, venceu o II Festival Itinerante da Música Brasileira, em Três Passos, com a canção “Fisga de Anzol”. Em 2024, foi a campeã do Festival Alegretense da Canção (FAC) com a música “Fantasia de Fevereiro“. No início de 2025, lançou seu primeiro álbum autoral e segue em ampla expansão de seu trabalho.

Deixe um comentário