Promover o turismo nas diferentes regiões do Estado é um dos objetivos do concurso Soberana do Turismo do Rio Grande do Sul. O Vale do Paranhana já se prepara para escolher a sua representante com a abertura das inscrições das candidatas. Podem concorrer ao título de Soberana do Turismo do Vale do Paranhana mulheres com idade entre 18 e 35 anos e que tenham vínculo com o município que irão representar (Igrejinha, Parobé, Rolante, Riozinho, Taquara e/ou Três Coroas). Podem participar mães, casadas e pessoas trans. O evento de escolha dia no próximo dia 23 (domingo), às 19h30, no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch, em Igrejinha.
Trajetória regional
O concurso é recente, mas já tem se tornado referência entre os certames e, principalmente, cumprido bem a sua função na divulgação e promoção do turismo do RS e das diferentes regiões. Em 2023, o Paranhana foi representado através da indicação de Juliana Flores, que conquistou o título de 2ª Vice Soberana do Turismo do RS. Já em 2024, foi realizado um evento de escolha com candidatas e o título foi conquistado por Samanta Siqueira. “Ter uma Soberana para fomentar o turismo de nossa região é algo de grande relevância visto a indubitável importância desse setor e também da grande importância de sempre termos nosso Vale do Paranhana presente na fase estadual do concurso”, registra o organizador da etapa regional, Éder Forsin.


Samanta conta que foi uma experiência incrível e enriquecedora ser a Soberana do Turismo do Vale do Paranhana, representando uma região linda e rica em cultura, história e belezas naturais. “Durante meu reinado, pude conhecer e interagir com muitas pessoas, incluindo moradores locais, turistas e empresários do setor de turismo. Isso me permitiu entender melhor as necessidades e desafios da região e encontrar maneiras de contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo local”, conta. Ela participou de diversos eventos, como a Feira internacional de Turismo em Gramado (Festuris), festivais, festas regionais e cerimônias de inauguração. “Uma das coisas que mais me orgulha é ter podido inspirar e motivar as pessoas a se envolverem mais com a comunidade e a preservar a cultura e a história da região. Essa experiência me ensinou muito sobre liderança, comunicação e trabalho em equipe. Além disso, me permitiu desenvolver habilidades importantes, como a capacidade de se adaptar a situações novas e desafiadoras. Ser a Soberana do Turismo do Vale do Paranhana foi uma experiência incrível que me permitiu crescer pessoal e profissionalmente, e que me deixou com memórias e amigos para toda a vida”, registra.
O concurso Soberana do Turismo do Rio Grande do Sul tem como objetivo mobilizar essas regiões oportunizando que todas tenham representatividade propagando as potencialidades, peculiaridades e identidades locais. Com isso promovendo o processo migratório que se faz necessário para a valorização do turismo. Na corte estadual também serão escolhidas três representantes, sendo a soberana e duas vice soberanas que, juntas, tem o objetivo de alavancar o turismo através da força da mulher gaúcha.