Na véspera da escolha da nova rainha e das novas princesas da Oktoberfest de Igrejinha, que serão escolhidas neste sábado (20), o single “Rainha da Oktober” ganha destaque por aqui. Lançado em outubro de 2023, homenageia a Oktoberfest de Igrejinha e também todas as cidades influenciadas pela cultura de imigrantes alemães. A canção faz parte do projeto “A Vida na Colônia”, idealizado por Gerson Volkart, que está à frente de Gerson e Seus Fantasmas. O projeto traz músicas dançantes e bem-humoradas em um som que mistura os estilos que fazem parte da bagagem musical de Gerson, como o rock, o reggae, o ska e a bandinha.
O artista conta que a música Rainha da Oktober é o resgate de uma memória afetiva. “Frequento a Oktoberfest de Igrejinha desde a primeira edição. Além disso, na minha infância, os domingos em família eram embalados pelas músicas das bandinhas. Lembro da primeira vez que vi a Banda Macega Show tocando instrumentos típicos, como o lata-pau e toda aquela metaleira, e pirei. O projeto é também uma celebração a essa tradição de festas. É algo que a gente está precisando muito, depois de tudo o que passamos”, declara.

O músico e compositor nasceu e cresceu em Três Coroas e já integrou as bandas Althar, Çalhere, Cristal Cético e Tratamento Ludovico. Além de tocar e compor, também gravou e produziu outros artistas no seu estúdio, Bolacha Records.
Projeto conta com parcerias de renome
“A Vida na Colônia” reúne um estrelado time da cena musical do Rio Grande do Sul: Na produção Júlio Porto (ex-Ultramen), na bateria Vini Bondan (Armandinho/Os Tatuíra), no baixo Pedro Porto (Ultramen/Armandinho/Os Tatuíra), nos metais Marquinhos Schmidt (Super Banda Choppão) – Metais, no piano Murilo de Moura (Gustavo Telles & os Escolhidos) e como backing vocal Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde) e Nando Endres (Comunidade Nin-Jitsu).
Ele conta que o projeto surgiu do seu desejo de fazer uma homenagem que, de certa forma, resgata as memórias da sua infância. “Durante a pandemia, eu pensei que era o momento. Encontrei esboços de algumas músicas que eu já tinha e comecei a trabalhar nelas. Com todos isolados, reunir a galera em estúdio para gravar era inviável. Então pedi ajuda de um amigo, o Júlio Porto (Ultramen), que é um excelente produtor. Começamos a reunir virtualmente o pessoal que faltava para a gravação. São todos amigos e músicos excelentes, que gravaram em seus próprios estúdios, por isso o nome fantasmas”, relembra. No total, cinco músicas integram o projeto. Três já estão lançadas e podem ser conferidas no Spotify.

Rainha da Oktober ganha clipe
Quando a gravação da música estava terminada, veio o pensamento: “nossa, essa música merece um clipe”. Gerson conta que queria algo que mostrasse o clima da festa, que comunicasse da maneira mais honesta possível essa atmosfera de diversão e alegria. “Não tinha orçamento para uma produção mais elaborada (aliás, não tinha orçamento nenhum), então fiquei um tempo pensando em algumas alternativas. De início, a ideia foi gravar com a minha sobrinha Tamiris Volkart (que foi soberana da Oktober), e uma amiga dela, já que as duas tinham trajes típicos. Marcamos de fazer as imagens em um aquece do grupo Bier-Zug. No dia combinado, fui surpreendido por diversos amigos e amigas querendo participar da gravação do clipe, todos usando trajes típicos alemães. Agradeço muito ao grupo Bier-Zug por ter me permitido fazer o registro desse clipe. A maior parte das cenas foi gravada de forma espontânea, sem roteiro. Graças a isso, acredito que o vídeo captou o clima da festa como ela é. Fiquei muito emocionado com o resultado e torço para que as pessoas que assistam o clipe também sintam essa emoção”. O clipe pode ser conferido no youtube.