Soberanas de Riozinho usam traje produzido pela estilista de Igrejinha Sonia Kaefer

Chegou abril e com ele as comemorações do 36º aniversário de Riozinho, marcadas para os dias 05, 06 e 07 (próximo final de semana). Para a divulgação do festejo e para receber os visitantes, a rainha Matilde Isabela Tódero Smaniotto e as princesas Jênifer Hinchinger e Júlia Gabriela Faccio usam traje criado pela estilista igrejinhense Sonia Maria Kaefer. O vestido azul representa a riqueza das águas que existe na cidade, simbolizando os rios, piscinas naturais, balneários e cascatas. Além da homenagem Às nossas belezas naturais, o azul transmite paz e tranquilidade. A harmonia e paz contida na cor permitem e sensação de leveza, remete ao aconchego, confiança e respeito.

A estilista reitera que os trajes se destacam pela representação das riquezas turísticas da cidade e celebra a confiança depositada em seu trabalho. “Fazer os trajes de Riozinho tem uma relevância muito grande pela confiança que conquistei com as pessoas que me procuraram pela primeira vez em 2023. Houve um sincronização de ideias e interpretação do que procuravam, com a satisfação da comissão e das soberanas. Neste ano me deu liberdade de criar o modelo do zero e de primeira aprovaram minha criação e adoraram o modelo da criação à confecção”, comemora.

Nos pés, o trio usará criações da Sandra Calçados, que mais um ano embeleza os pés da corte da festa de Riozinho. A programação da festa que celebra os 36 anos de Riozinho pode ser conferida aqui.

Trajetória de décadas de trabalho na moda

A história profissional de Sonia inicia em 1987, quando fez o curso técnico de estilismo no Senac em Porto Alegre. “Me destaquei entre todos os alunos. Tenho grande paixão pelo que faço, grande facilidade de interpretação do desejo das pessoas e assim fui conquistando clientes e escrevendo minha história”, relembra ela que tem sua marca, a Sonia Moden Haus desde 1989. “Hoje me sinto muito orgulhosa e grata pelo reconhecimento, confiança e valorização que estou tendo de várias pessoas e cidades. É uma história que já tem 33 anos, cheia de dificuldades, mas muitas superações e muito amor pelo que faço”, celebra.

Em 2024, as soberanas de Riozinho e as soberanas da Kuchenfest, de Rolante, tiveram trajes confeccionados pela estilista que tem mais de três décadas de atuação.

Desde a primeira Oktoberfest de Igrejinha, em 1988, Sonia já confeccionava trajes de candidatas e nos primeiros anos da festa também de soberanas. Depois de vários anos, em 2019, criou e confeccionou o traje passeio das soberanas da Oktoberfest de Igrejinha. “Parte do traje fiz como voluntária, pois ultrapassava o valor que tinham destinado”, relembra. Foi uma importante reaproximação e seu trabalho confeccionando trajes de soberanas viria a ganhar destaque. Na retomada pós-pandemia, fez o traje passeio e o oficial da corte da Oktober de Igrejinha e foi sendo reconhecida por outras cidades. “Assim fui sendo conhecida por outras cidades, como Rolante , onde estou escrevendo uma história muito linda. No ano passado fiz traje passeio, tendo reconhecimento e valorização da secretaria de cultura que este ano me procurou para criar e confeccionar o traje oficial da corte e também o utilizado das candidatas ao título para 2024”, relembra. Outro traje feito por ela foi o da rainha do Bierwagen do Kerb de São Miguel, de Dois irmãos. “Outras cidades também já me procuraram, mas a falta de mão de obra no setor de costura nem sempre nos permite atender a todos, pois é de grande responsabilidade a confecção destes, prezando sempre entregar nosso trabalho com qualidade e data prevista”, pontua.

Deixe um comentário