O maternar e o amamentar estão em destaque neste mês que é conhecido como Agosto Dourado, período que marca a luta pelo incentivo à amamentação. Durante o mês, a enfermeira e consultora materna Janaína Lima, em parceria com a Semente Studio Photo, realiza uma exposição fotográfica itinerante e gratuita que celebra e incentiva o aleitamento materno. O projeto chegou a Novo Hamburgo na última segunda-feira (14), passando pelo Hotel Swan e, em seguida, estará na Casa Premater. A partir do dia 26, vai a São Leopoldo, na Fralda e Cia. No início do mês as fotos estiveram em Porto Alegre.
A exposição conta com 25 fotografias que celebram o ato de amamentar e a vitória que é para cada mãe, incentivando outras mulheres a insistirem no aleitamento materno para seus bebês. As mães têm a oportunidade de se verem neste que é um dos momentos mais especiais de conexão com seus filhos e podem relembrar a sua história com a amamentação – que nem sempre é tão leve e geralmente nada intuitiva no início.
A Begmar Chagas Gonçalves Gerhardt, de Sapucaia do Sul, é uma das modelos da exposição, ao lado do filho Inácio. Ela relembra que a Jana foi sua terceira consultora e que, ao chegar, a primeira coisa que ela fez foi abaixar-se em sua frente, olhar em seus olhos e perguntar como estava. “Eu me sentia perdida e não conseguia amamentar. Minha vontade era chorar. Ela me acolheu, me auxiliou na pega, no jeito em lidar e juntas procuramos as causas de não estar dando certo. Ele mama e mama muito até hoje com 1 ano e 7 meses. A Jana me auxiliou na rotina, trouxe leveza ao meu maternar e isso refletiu diretamente na nossa relação”, relembra. Para ela, a amamentação representa uma vitória e motivo de orgulho. “Fez eu resgatar uma mulher guerreira, persistente e resiliente que eu havia deixado de lado e até esquecia que existia. Uma conexão inexplicável entre eu e meu filho. Deus me agraciou com uma produção de leite invejável e pude doar por 8 meses para outros bebês. Às vezes me pego pensando quantos filhos de leite tenho e só sinto gratidão em meu coração e privilegiada em ter a Jana comigo”.

A mamãe Jornada Dresch (foto de capa) e a filha Melinda também ilustram a exposição compartilhando o momento de amamentação de forma plena. A sua relação com a Jana começou ainda antes da amamentação, durante a gestação. “Ela teve um papel muito importante desde o início da nossa jornada como pais. Fizemos o curso de gestante com ela e foi simplesmente incrível! Falo que todas as mães deveriam ter alguém como ela para direcionamento e apoio. Ela foi quem nos direcionou para a solução do probleminha que a Melinda tinha na linguinha que prejudicava a nossa mamada. Sempre com atenção e compreensão de todo processo, conseguiu nos dar segurança e orientações, da melhor forma possível”, relembra. Para ela, amamentar é a experiência mais incrível e especial. “Amamentar pra mim é doar vida e amor… é criar conexão! Nunca senti nada parecido na minha vida, quando aquele olhinho encontra o meu durante a mamada! Uma delícia”.
A enfermeira Jana registra que a exposição tem uma importância muito grande para as mães que são fotografadas porque, para chegar naquelas fotos, o aprendizado foi muito longo. “Muitas delas passaram por diversas dificuldades e venceram todos os tabus e mitos do aleitamento. Independente se elas fizeram o aleitamento exclusivo ou não, a luta foi tão bonita que tem que ser comemorada. Além disso, a exposição tem a função de demonstrar o momento e convidar a sociedade para falar em aleitamento”, explica.
Confira as datas e locais da exposição itinerante:
Novo Hamburgo
- 14 a 20 – das 10h às 22h no Hotel Swan NH (Av. Dr. Maurício Cardoso, 303 – Hamburgo Velho – Novo Hamburgo)
- 21 a 25 – das 9h às 18h na Casa Premater (R. Carioca, 106 – Jardim Mauá – Novo Hamburgo)
São Leopoldo
- 26 a 31 – das 8h30min às 18h30min de segunda a sexta-feira e aos sábados das 9h às
17h na Fralda e Cia (Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 907 – Fião, São Leopoldo).