21ª Feira do Livro de Igrejinha celebra e estimula a leitura

O Parque de Eventos Almiro Grings foi invadido pelos livros, histórias e leitura. O local recebeu, entre os dias 29 de junho e 01 de junho, a 21ª Feira do Livro de Igrejinha. Com o lema “A leitura unindo gerações”, os alunos do município e a comunidade igrejinhense e visitantes puderam aproveitar uma programação focada em valorizar a literatura e estimular o hábito de ler.

A Feira do Livro tem destaque com os momentos de bate-papo com escritores e contação de histórias. Nesta edição, foram os autores Eleonora Medeiros, Rosane Castro, Christina Dias, Pedro Guerra e Chiquinho Divilas que estiveram no evento. Na quinta e sexta-feira, eles compartilharam com os alunos das escolas do município histórias de seus livros que haviam sido trabalhados em sala de aula anteriormente à feira.

No sábado, a patronesse desta edição, professora e escritora Simone Mumbach, lançou seu segundo livro Aventurantes 2: as descobertas de Gabinho e Trovão”. A obra marca a continuidade de seu projeto literário didático, que usa a escrita para o ensino da matemática. Também no sábado aconteceu a escolha dos representantes infantis da 34ª Oktoberfest de Igrejinha. Após avaliação dos jurados e um verdadeiro show de alegria e simpatia no palco, Eduardo Siqueira Vingert foi anunciado como Bubchen e Manuela Kirsch Spelocin Correa como Mädchen.

Biblioteca oferece programação especial

Biblioteca Pública Municipal Professor Gustavo Adolfo Koetz, que fica localizada na área interna no Parque e é comandada pela Secretária de Turismo e Cultura, também preparou uma programação especial ligada à Feira do Livro. Na quinta-feira à tarde, aconteceu nas dependências da biblioteca uma oficina de Dança Circular Sagrada com a focalizadora Dinaura Camacho.  À noite, o escritor Doralino Souza conversou com estudantes do Instituto Olívia Lahm Hirt sobre seus livros e, de maneira mais especial sobre microliteratura – estilo de seu mais recente lançamentoenquanto espero o troco do café“. Já na sexta-feira, foi a vez do Sarau na Biblioteca – que acabou sendo realizado no palco principal da feira – animar o público com música e leituras contemporâneas e cheias de significado. A atividade reuniu a escritora Roseli Santos, professora Anna Heck e o músicos Chico Paz e Willian Borba coordenando o momento e teve ainda a participação da patronesse da Feira, Simone Mumbach, e do escritor e poeta Dilan Camargo, como convidado especial.

Mais sobre a Feira

Nos três dias de evento, 10 livreiros estiveram presentes no local, comercializando diferentes títulos e gêneros literários, também com diversas faixas de valor. Pintura de rosto; distribuição de balões; brinquedos infláveis; espaço do autor; espaço CEAAK; espaço do SESI; espaço do artesanato foram algumas das atrações que integraram a programação. A 21ª Feira do Livro de Igrejinha é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretária de Educação.

Deixe um comentário