A 21ª Feira do Livro de Igrejinha – que acontece de 29 de junho a 1º de julho – tem como patronesse a escritora e professora Simone Mumbach. Lecionando matemática, ela atua na rede pública de ensino há 27 anos. Natural de Igrejinha, atualmente reside e trabalha em São Francisco de Paula. Pesquisadora e mãe do Gabriel, ela gosta muito de ler e estudar, de música popular brasileira e adora cachorro.
Não por acaso, esses itens estão presentes em seu primeiro livro, lançado em 2022, intitulado “Aventurantes – As descobertas de Gabinho e Trovão”. A obra tem como personagens uma dupla que a autora chama de aventureiros + pensantes (de onde vem o nome do livro), que se aventura muito, mas pensa sobre essas aventuras e acaba descobrindo algumas noções matemáticas. O nome da obra é também espaço para homenagens: Gabinho é seu filho Gabriel e Trovão é o cachorro que acompanha a família. (Relembre entrevista com a escritora sobre o livro aqui)

Durante a Feira do Livro, Simone, além do trabalho como patronesse, ainda vai lançar o seu segundo livro “Aventurantes 2: As descobertas de Gabinho e Trovão”. Será no sábado (1º/07), às 9:45 no Pavilhão II do Parque de Eventos Almiro Grings. O patrono da Feira do Livro é reconhecido como o anfitrião do evento e o título é uma forma de homenagear o escolhido por sua relevância cultural e literária.
Confira entrevista exclusiva com a escritora:
Drops do Cotidiano: Como é a tua relação com a Literatura e os livros? O que você mais gosta de ler?
Simone Mumbach: Sempre gostei de ler e tenho preferência por livros que envolvem mistérios, histórias reais e aqueles que desafiam o nosso conhecimento.
D: O que significa, para você, ser escolhida como Patronesse da Feira do Livro?
S: Ser escolhida como Patronesse é uma grande honra e uma responsabilidade imensa. É um reconhecimento pelo trabalho do professor, e isso me deixa muito feliz.
D: Como está sendo essa experiência de ser Patronesse da Feira do Livro?
S: Acredito que não há palavras que possam descrever a experiência de ser Patronesse, afinal, sentimento não se explica, se sente! Tenho visitado as escolas de Igrejinha ao longo dos últimos dias e o que posso dizer sobre isso é que, com certeza, é uma das experiências mais incríveis da minha vida! Estar junto aos alunos, aos colegas professores e receber a atenção e o carinho de todos é muito bom!
D: Para você, qual é a importância das feiras do livro e, de modo especial, a Feira do Livro de Igrejinha?
S: Eu sempre AMEI feira do livro, gosto da sensação de estar tão perto dos personagens, dos autores e das inúmeras histórias que a feira acolhe. A Feira do Livro de Igrejinha ocupa um lugar especial, pois Igrejinha foi o município que me acolheu no início da minha carreira profissional. Foram as escolas de Igrejinha que me tornaram professora.
D: Como você espera que seja essa Feira do Livro?
S: Para esta Feira, eu espero principalmente alegria e conexão. Que a comunidade possa sentir a lindeza que é a leitura, as histórias e os personagens. Que possamos nos divertir juntos e que as conexões estejam presente em cada abraço, cada conversa e cada encontro.
D: Que recado deixa aos jovens leitores, como um convite para que prestigiem a Feira e que tenham esse habito pela leitura?
S: AVENTUREM-SE na Feira!!! Se deixe enlaçar por esta grande festa dos livros. Este é um momento e um espaço para vocês! Venham conversar comigo, me dar um abraço! Estarei aguardando a todos e a cada um de vocês.