Uma das principais delícias de Rolante é a Cuca e ela tem recebido destaque como o importante patrimônio cultural imaterial que ela é. Por isso, a iguaria virou tema de um projeto realizado com a comunidade rolantense para manutenção dessa cultura viva com diferentes públicos. Nesta semana, a Associação dos Amigos do Museu Histórico de Rolante e o Departamento de Cultura de Rolante promoveram encontros com os gestores e conselheiros de cultura e patrimônio nos seis municípios do Vale do Paranhana. Os encontros tinham como objetivo conversar sobre a importância do Patrimônio Cultural Imaterial e realizar a entrega da revista contendo as ações realizadas através do projeto.
O projeto “Cuca, uma delícia de patrimônio” consistiu na elaboração do inventário para reconhecimento do modo de fazer a “cuca” como patrimônio cultural imaterial de Rolante, além de realizar ações de salvaguarda como as oficinas Mestre Cuca, onde todos os alunos do 4º ano do ensino fundamental aprenderam a fazer Cuca, com as cuqueiras da Associação de Cuqueiros e Cuqueiras de Rolante (Ascur); e a oficina Mão na Massa, que foi oferecida aos pedreiros da cidade para aprenderem a técnica construtiva do forno a lenha, fundamental para garantia de uma cuca saborosa, com aquele gostinho colonial.
Os encontros de conversa e apresentação desse projeto pela região aconteceram na segunda-feira (29), de tarde em Rolante e a noite em Igrejinha. Na terça-feira (30), em Riozinho, na quinta-feira (01) à tarde em Taquara e à noite em Três Coroas e, encerrando a semana, na sexta-feira (02), em Parobé.





“Esse projeto é pioneiro na região e compartilhar as suas ações é uma forma de trocar experiências e unir esforços para valorizarmos nossas tradições e preservarmos nossos bens culturais”, destaca a diretora de Cultura de Rolante, Joyce Reis.
O Projeto “Cuca, uma delícia de patrimônio” foi realizado pela Associação dos Amigos do Museu Histórico de Rolante e financiado com recursos do PRÓ- CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
[…] anuência da Associação de Cuqueiros e Cuqueiras de Rolante (ASCUR). A iniciativa foi embasada no inventário do modo de fazer cuca artesanal do município, entregue ao Iphae, instituição da Secretaria de Estado da Cultura […]
CurtirCurtir