*Arquivo de Nathalia Pedro
Vamos começar apresentando um pouquinho sobre Psicologia! Atualmente, a psicologia está inserida nos mais variados espaços, como empresas, esportes, escolas, hospitais, além do consultório, que, historicamente, é uma das primeiras modalidades de inserção do psicólogo. Com os avanços científicos e transformações sociais, a psicologia tem sido fundamental em diferentes contextos, auxiliando os indivíduos em seus processos de saúde, desenvolvimento, aprendizagem e expansão.
No entanto, ouvir falar sobre ir a um(a) psicólogo(a) ainda desperta temores, julgamentos e preconceitos em muitas pessoas que não conhecem os inúmeros benefícios que podem ser vivenciados através da psicoterapia. Como psicóloga, sinto-me convocada a difundir a informação a respeito do quão benéfico pode ser o processo de psicoterapia para quem me procura. E agora começo minha participação aqui, no Drops, falando um pouquinho sobre isso.

Mas, o que é psicoterapia? Pode-se entender como o processo que se desenvolve entre paciente e psicoterapeuta (profissional psicólog@), desde o contato inicial, seja presencial, telefônico, ou por meio de outras tecnologias, no qual há uma construção: de vínculo, de respeito ao que se contrata e, sobretudo, de respeito ao sigilo profissional e a conduta ética por parte do psicoterapeuta para com seu paciente. Nessa construção, paciente e psicoterapeuta trabalham em conjunto, a partir da disponibilidade do paciente em trazer as suas questões pessoais, seus conflitos, suas dores e sua busca por ampliações emocionais e relacionais, dentre outras. O psicoterapeuta, com sua postura (espera-se) acolhedora e calorosa, dispõe-se a escutar o que seu paciente traz, inclusive seu silêncio! Além do acolhimento, da escuta, do sigilo e da ética, faz-se necessário que o psicoterapeuta siga em constante aperfeiçoamento teórico e técnico, inclusive vivenciando a sua psicoterapia pessoal, para exercer com maestria o que pode ser considerado como a arte de tratar.
São muitas possibilidades de benefícios através da psicoterapia:
- Aumento da autoconfiança
- Ampliação da capacidade de reflexão
- Melhora nas relações interpessoais
- Melhoras na capacidade laboral do trabalhador
- Melhora dos sintomas de ansiedade e depressão
- Auxílio para o enfrentamento dos lutos
- Ressignificação de traumas
- Auxílio no desenvolvimento e aprendizagem (especialmente com crianças e adolescentes)
Mas afinal, psicoterapia para quem???
Para quem desejar!!! Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos! Psicoterapia é para todos!
Sente-se convocado (a) a viver com mais leveza e, sobretudo, ampliar o olhar e a compreensão sobre si mesmo e sobre as situações do seu cotidiano? Psicoterapia é para você!!!
Estou à disposição para esclarecer dúvidas e para conversarmos pessoalmente.

*** Conteúdo produzido por Nathalia Pedro, psicóloga com ênfase clínica e pós-graduanda em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica. Um dos seus propósitos de vida é auxiliar pessoas em seus processos de autoconhecimento, fortalecimento emocional e enfrentamento de suas angústias, ajudando-as a ressignificarem suas dores e olharem para seus recursos de saúde. Atende crianças, adolescentes e adultos, presencialmente e on-line. Nathalia foi colunista do Drops entre fevereiro e outubro de 2020.