*Arquivo de Ádina Conradt
Há alguns anos atrás, logo que minha filha nasceu, comprei o livro da Betsy Taylor, “O que as crianças realmente querem que o dinheiro não compra”. Na época, comprei por curiosidade e, como amo ler, foi um bom investimento, ajudando muitas vezes na relação com minha filha.
Hoje, atuando como profissional de educação financeira, voltei a lê-lo para trazer a vocês, meus leitores queridos, algumas passagens deste livro. Mas não pense que esta coluna de hoje seja apenas para quem tem filhos. Se pensou isso, pensou errado! Você que é tio, tia, padrinho, madrinha, avô, avó, amigo, amiga… hoje a leitura é para todas as pessoas que tem alguma criança na família. Pois acredite, nas férias da escola, os pais podem precisar da ajuda de todos para que a criança tenha férias divertidas!

A escritora do livro Betsy Taylor é fundadora e presidente do Centro para um Novo Sonho Americano, organização não-governamental dedicada a ajudar famílias americanas a resgatar os valores básicos e construir uma vida mais plena e menos consumista.
No livro, ela traz informações sobre uma pesquisa feita com crianças de 5 a 17 anos, sobre o que elas realmente desejam e o que verdadeiramente precisam. Dentre as respostas temos: “respeito, amigos que gostem deles pelo que realmente são e tempo para aproveitar a vida, além de diversão a moda antiga”.
Ouço muitos pais preocupados demais com o trabalho, com os seus problemas, mas nem mesmo sabem como os filhos estão se saindo na escola.

Outra pesquisa que Betsy traz no livro é específica com adolescentes de 12 a 17 anos. Aqui ela comenta sobre os adolescentes insistirem, em média 9 vezes, para conseguir um produto que seus pais inicialmente recusaram a compra, e que por fim, acabam comprando para se livrar de tanta amolação. E aqui chega o ponto que a educação financeira se faz fundamental.
Betsy também traz uma pesquisa com os pais, os quais jogam a culpa nos ombros da indústria da publicidade, das habilidades do marketing, influenciando as crianças. “87% dos pais pesquisados afirmam que a propaganda torna as crianças materialistas demais e 70% acreditam que o marketing prejudica a auto-estima dos filhos, trazendo um efeito negativo sobre seus valores e sua visão do mundo”.
De fato, há razões para se preocupar. As empresas descobriram que as crianças começam a pedir artigos de marcas famosas antes mesmo de saber ler ou escrever, pois já reconhecem uma logomarca.

Bem, o livro traz muitos outros insights e trarei mais sobre ele no meu canal do YouTube em algum momento. Vamos falar sobre o que a educação financeira tem a ver com este livro da Betsy e com as férias das crianças.
Quem já conhece um pouco do meu trabalho, sabe que trazemos à tona o simples da vida, a leveza do cotidiano, o que nos faz dar valor à família, à saúde e aqueles que temos de mais valioso. E é aqui que o livro da Betsy se integra com os ensinamentos que trago na educação financeira. Confira a seguir, algumas orientações do que pode fazer com que essas férias das crianças sejam as melhores de todas.

Lembrando que estas orientações podem ser consideradas também por familiares, pois a criança se sente amada e cuidada quando todos estão envolvidos. Então, vamos lá!
💫 Mude suas prioridades. O segredo é analisar o seu estilo de vida, definir suas prioridades básicas e assumir o compromisso de descobrir novas oportunidades de usufruir seu tempo com eles.
💫 Comprometa-se a passar mais tempo juntos. Tempo de qualidade, conversas dentro do carro enquanto vão de um lugar ao outro, ou andando de bicicleta.
💫 Férias de verdade. O tempo juntos sem celular e sem televisão.
💫 Crie rotinas voltadas para os seus filhos, para as crianças da família. Compartilhe experiências e crie lembranças simples, mas felizes e inesquecíveis.
💫 Apesar dos seus altos e baixos, os laços de família são incondicionais. Avós, tios e primos geram um sentimento de permanência, uma sensação de história, além de apoio em momentos difíceis.
💫 Pesquisas mostram que brincadeiras livres encorajam o pensamento independente e permitem que as crianças negociem seus relacionamentos com os companheiros. Então, incentive as brincadeiras fora do celular e da TV.
💫 Crianças de todas as idades precisam de amigos e desejam tê-los. Incentive e promova estes encontros.
💫 Quando os amigos falham, os animais de estimação são uma grande fonte de conforto. Embora não substituam os seres humanos, eles oferecem lealdade e divertimento.
💫 Organize piqueniques no parque ou na pracinha, aprecie o sol nascer ou se pôr, promova uma observação das estrelas, vivencie os elementos (terra, água, ar e fogo), olhe o mundo ao seu redor, admire a terra no seu quintal, a grama, os insetos, as árvores, as flores, as nuvens; ajudar as crianças a aprender sobre o mundo natural e a vivenciá-lo, é uma de nossas tarefas mais importantes como pais ou familiares.
💫 O exemplo começa em casa. As crianças observam nossas crenças, atitudes e comportamentos e os tomam como exemplos a serem seguidos. Portanto, nossa casa deve refletir nossos valores.
💫 Se o silêncio vale ouro, o bom som vale ainda mais. Cante, incentive os instrumentos musicais.
💫 Conte a seus filhos, sobrinhos, filhos de amigos, netos, histórias de pessoas que tenham mudado o mundo através de atos heroicos ou de pequenas atitudes; conte histórias que sejam inspirações.
💫 Proteja as crianças das influências materialistas, ensine como funcionam as propagandas para não serem influenciados. Até mesmo as crianças pequenas conseguem desenvolver uma consciência crítica sobre a mídia. Uma vez conscientizados, a tendência é que se tornem consumidores cuidadosos.
💫 Mais divertimento, menos compras! Jogos de tabuleiro, sessão de carteado (vale até castelo de cartas), peteca, frescobol, gincana, caça ao tesouro, entre outros.
💫 Não deixe a tecnologia dominar sua casa!

Bem, você deve ter percebido que opções não faltam para entreter as crianças nas férias, e você pode fazer isso sem gastar dinheiro 💰. As lembranças serão o melhor resultado destas férias!
Sinta-se a vontade pra me contar o que você pretende colocar ou o que já coloca em prática!

Me chama no WhatsApp para trocarmos ideias. Acompanhe meu canal no YouTube e minhas redes sociais, no Instagram e no Facebook.
Ádina Conradt.
*Conteúdo produzido por Ádina Conradt, educadora e terapeuta financeira. Em seus textos, fala sobre finanças pessoais, dicas de como se organizar com o dinheiro e viver de forma mais harmoniosa e feliz com ele.
Ádina foi colunista do Drops entre setembro de 2019 e maio de 2020.