Em cerimônia realizada na manhã de quinta-feira, 10 de outubro, foi oficializado o início do serviço de obstetrícia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Bom Pastor, de Igrejinha. Com plantão obstétrico 24 horas, a equipe é composta por obstetras, pediatras, anestesistas e equipe de enfermagem. Estima-se que, mensalmente, 46 gestantes de Igrejinha, Cambará do Sul e São Francisco de Paula tenham seus bebês na instituição.
O centro cirúrgico e obstétrico do HBP foi inaugurado em 2017, com investimentos do Governo do Estado e da Associação dos Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest). A estrutura da maternidade oferece 3 quartos de pré-parto e parto, equipados com banheira, bolas, óleos de massagem e música, entre outros artifícios para que o trabalho de parto seja o mais tranquilo e humanizado. Conta ainda com sala cirúrgica para cesarianas, unidade de cuidado neonatal e o posto de enfermagem exclusivo, além de áreas de apoio.

O contrato com o Governo do Estado prevê um repasse anual de cerca de R$ 230 mil para a área de obstetrícia, variável de acordo com o número de partos realizados. O município de Igrejinha também destinará recursos mensais para a manutenção do serviço.
O diretor do HBP, João Schmitt, destacou o empenho e o profissionalismo da direção e equipe do hospital para organizar o serviço, bem como da Secretaria Estadual de Saúde e do município que confiaram no hospital e tornaram isso possível.
[…] Os nascimentos também tiveram um quadro de evolução. Somados partos normais e cesáreos, 523 foram os números de 2018, enquanto que em 2019 esse número subiu para 615. Vale Destacar que em Outubro de 2019 o HBP iniciou a maternidade SUS. […]
CurtirCurtir