Grupo Tá Rolando Arte apresenta “180”: um pedido de socorro e uma mão estendida para as mulheres vítimas de violência

O Grupo Teatral Tá Rolando Arte, fundado há 22 anos no município de Rolante, colocará no palco um importante tema. Na próxima sexta-feira, 9, no Salão São José, às 19h30, eles fazem a estreia do espetáculo “180”. O número que dá título a mais recente peça montada pelo grupo é um desafio para os atores e para o público.

O desafio dos atores é abordar um tema tão pesado e difícil do dia a dia de muitas pessoas no Brasil e, por que não dizer, no mundo: a violência doméstica e os milhares de casos de feminicídio que estampam capas de jornais e são notícia na TV quase que diariamente. Já o desafio do público é lembrar de onde é este número, 180, e saber que, em briga de marido e mulher, se for para salvar uma vida, se mete a colher sim.

Durante 40 minutos de espetáculo, as atrizes Joyce Reis, Marcela Oliveira, Rita Scaratti e o ator Raí Bonalume contam a história de três mulheres que foram vítimas de feminicídio e chamam a atenção do público sobre a necessidade de denunciar, através do 180, casos de violência e buscar ajuda para as vítimas. Pensando na contribuição que o espetáculo pode dar à sociedade no sentido de incentivar a população a denunciar e as mulheres vítimas de violência buscarem ajuda, não apenas no 180, mas em redes de apoio existentes nas próprias cidades onde vivem. O Grupo Tá Rolando Arte conta com o apoio da psicóloga Alessandra Bride, que faz uma breve apresentação sobre o tema antes de começar o espetáculo e, no fim da apresentação, ela e os atores fazem uma roda de conversa com o público e disponibilizam os contatos para quem quer denunciar ou pedir ajuda.

180- teatro

O espetáculo é um drama, para pessoas a partir de 18 anos de idade, desenvolvido com recursos do projeto inscrito no edital do Fundo Municipal de Cultura, em 2018, através do Pró-Cultura FAC RS.

“Depois de apresentarmos um espetáculo infantil durante quatro anos, queríamos montar um espetáculo adulto e que fosse um desafio para os atores. Começamos a pensar em temas que nos emocionam e que nos sensibilizam. Então, durante uma reunião em que levamos muitos jornais para pesquisar, ficamos espantados com a quantidade de matérias sobre feminicídio e decidimos que abordaríamos este tema. Fizemos muitas pesquisas e podemos dizer que o espetáculo 180 é uma mistura de reportagens com experiências pessoais que ouvimos de conhecidas e amigas. Partindo disto, criamos o enredo da história de três mulheres. 180 é mais do que um trabalho cultural, é um trabalho social”, salienta Joyce.

A violência contra a mulher não escolhe idade, raça, cor, credo, nem classe social. Todas podem ser vítimas. Não condene, não julgue. Ofereça ajuda, mesmo que seja “metendo a sua colher” para que alguém que você conhece seja menos uma vítima nas estatísticas dos casos de feminicídio no mundo.

O espetáculo será apresentado, também, no Salão Paroquial Nossa Senhora de Caravaggio, no próximo sábado, 10, na localidade de Boa Esperança, com entrada franca.

Mais sobre o 180

A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180 é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas, desde 2005.

Ligue 180 tem como objetivo receber denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário.

A Central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil.

Além do 180, em Rolante, você pode denunciar ou pedir ajuda no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS): (51) 3547-1057, na Rua Valdomiro Amador dos Reis, 30, Bairro Grassmann; no Conselho Tutelar: (51) 3547-1170, Delegacia de Polícia Civil: 3547-1100, Brigada Militar: 3547-1190 e nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Foto: Foto Both

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s