A Faccat Trail Run 2019 acontece no próximo sábado, dia 27 de julho. Centenas de atletas de diversas cidades do Estado e regiões do Brasil estarão participando do evento esportivo. O ponto de concentração, da integração dos atletas e da comunidade, de saída e de chegada é a sede das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Nesta edição, as distâncias são 56km, 21km e 7km de corrida, mais 6,8km de caminhada e corridas kids. A largada será nas dependências da Faccat sob qualquer condição climática, com chegada no mesmo local. No percurso, diferentes níveis de dificuldade, com subidas e decidas, ruas pavimentadas e estradas de chão, além de campo aberto com grama e barro.

Confira a programação e as modalidades de premiação do evento:
PROGRAMAÇÃO
26 DE JULHO – SEXTA-FEIRA
17 às 20 horas – entrega de kits (Foyer Centro de Eventos)
18 horas – briefing técnico (auditório 3 do Centro de Eventos)
27 DE JULHO
Local: campus da Faccat
6h15min – Início da entrega dos kits
7h15min – Largada corrida 56km
10 horas – Corrida infantil
11 horas – Largada corrida 24km
11h30min – Largada corrida 7km
11h35min – Caminhada
17h15min – premiação das corridas de 56km, 24km e 7km
EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS E RECOMENDADOS
- Distância longa, 56km, obrigatórios: telefone celular carregado, cobertor de emergência aluminizado (manta térmica), apito, atadura e casaco corta-vento ou impermeável, sendo obrigatório largar com, no mínimo, 1 litro de água.
- Distância média, 24km, obrigatórios: telefone celular, apito, atadura e casaco corta-vento ou impermeável, sendo obrigatório largar com, no mínimo, 1/2 litro de água.
Distância curta, 7km: não há equipamentos obrigatórios. - Para todas distâncias, o atleta deve levar seu próprio recipiente para água (copo, garrafinha, mochila de hidratação, etc) pois não serão disponibilizados copos nos pontos de hidratação. Além disso, dependendo das condições climáticas, o uso de calça comprida, gorro, blusa térmica, casaco impermeável e luva será importante, tendo em vista as oscilações de temperatura durante o trajeto. Para o trajeto longo recomenda-se também levar lanterna.
Observação: a organização se reserva ao direito de checar, na sua totalidade e/ou por amostragem, a qualquer tempo e ponto do trajeto, se o atleta está portando todos equipamentos obrigatórios, sendo desclassificado aquele que não estiver de acordo com o exigido.

PREMIAÇÃO
A premiação da Faccat Trail Run será assim distribuída: Corrida de 56km, 24km e 7km.
Os 5 (cinco) primeiros colocados na categoria Geral Masculina e Feminina (por tempo bruto, ordem de chegada) e os 3 (três) nas faixas etárias por idade (tempo líquido) receberão troféus, podendo, eventualmente, receber prêmios.
As faixas etárias por idade da Faccat Trail Run serão assim distribuídas:
- Feminino e Masculino até 29 anos (nascidos a partir de 1989);
- Feminino e Masculino entre 30 e 39 anos (nascidos entre 1979 e 1988);
- Feminino e Masculino entre 40 e 49 anos (nascidos entre 1969 e 1978);
- Feminino e Masculino entre 50 e 59 anos (nascidos entre 1959 e 1968);
- Feminino e Masculino 60 anos ou mais (nascidos até 1958).
Caminhada e Corrida Infantil
A Caminhada e Corrida Infantil terá medalha de participação para quem concluir os trajetos.
Maior Grupo de Corrida
A equipe com maior número de atletas inscritos na categoria GRUPO DE CORRIDA ganhará troféu.
Maior Assessoria
A equipe com maior número de atletas inscritos na categoria ASSESSORIA ganhará troféu.
Saiba mais:
Sem fins lucrativos, com auxílio de patrocinadores, apoiadores e com caráter voluntariado, a FTR proporciona a aproximação da comunidade acadêmica da comunidade regional, através do incentivo à prática de esportes na busca de uma vida saudável, com uma corrida rural em meio a natureza, trilhas e passeios, tendo o interior do município de Taquara/RS como trajeto principal. Além disso, visa oportunizar práticas e experiências aos acadêmicos de todos cursos da Instituição, também fomentando a economia do Vale do Paranhana, atendendo ao Programa de Desenvolvimento Regional da FACCAT.
Foto da abertura: Porteira Picada Francesa, crédito: Mikael Roberto