Tem receita de família que é passada de geração em geração. Muitas vezes, elas nem estão escritas em um caderno de receitas, pois são transmitidas de forma oral e na prática. Algumas dessas, podem se perder com o tempo. Sabendo disso, a produção cultural “O livro de receitas da minha avó: preservando memórias gastronômicas” foi lançado no início do mês de setembro, sendo a parte final de um projeto de transmissão de conhecimento e confraternização culinária.
Proposta e executada pela Associação Comunitária de Ilha Nova (ASCOMIN), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB através do município de Rolante, a ação é um importante legado da comunidade local. O projeto reuniu 10 mulheres residentes na localidade de Ilha Nova, cada uma responsável por compartilhar ao menos uma receita de seu repertório culinário. Ao longo de seis oficinas, as participantes ensinaram e aprenderam juntas, reproduzindo pratos que fazem parte de suas memórias e tradições familiares.




Para fechar o projeto e apresentar o resultado destas oficinas, no dia 6 de setembro, a ASCOMIN promoveu um evento em formato de café colonial, onde todas as receitas trabalhadas nas oficinas foram novamente preparadas e servidas ao público. Na mesma ocasião, foi lançado o livro de receitas resultante do projeto, reunindo quinze preparações registradas ao longo da iniciativa.
*Fotos: Fernanda Kohlrausch