Gestores de culturais do Vale do Paranhana participam do 30º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura

Secretários e diretores de cultura dos municípios do Vale do Paranhana marcam presença no 30º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura. O evento, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic) acontece nesta terça e quarta-feira (26 e 27), no Teatro Simões Lopes Neto, em Porto Alegre. Marcaram presença os gestores culturais Juliano Müller de Oliveira e Valter Ribeiro (Igrejinha), Joyce Reis (Rolante), Gerusa Pereira (Taquara), Petra Bloedorn (Três Coroas) e Carla Lindol (Riozinho), além de outros membros das equipes da pasta.

O diretor de cultura de Igrejinha, Valter Ribeiro, destacou a importância do evento. “O 30° Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS tem proporcionado a mim e à equipe da Secretaria de Turismo e Cultura de Igrejinha, mais que uma qualificação acerca das legislações de Cultura. Tem proporcionado uma troca de experiências com gestores e fazedores de Cultura do Rio Grande do Sul que certamente renderão boas práticas de Cultura para nossa cidade”.

Sobre a programação

A programação contou com painéis temáticos sobre “O novo marco regulatório de fomento à Cultura“, a “Transformação Social pela Cultura” e “O Sistema Nacional de Cultura e os Impactos de sua Regulamentação“, além de apresentar os programas de fomento que podem ser utilizados pelos municípios gaúchos. A diretora do Departamento de Cultura de Rolante, Joyce Reis, foi a mediadora do painel da Sedac, “Fomento nos Municípios”.

Na mesa de abertura do encontro, o secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, citou o investimento de R$ 30,93 milhões anunciado pelo governo do Estado na segunda-feira (25), iniciativa que contempla 347 municípios, incluindo cinco do Vale do Paranhana, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e de contrapartidas municipais.  “Temos trabalhado de forma cada vez mais integrada com os municípios e queremos ampliar ainda mais essa parceria. Os recursos do FAC estão sendo repassados diretamente aos fundos municipais de cultura, em reconhecimento à importância do olhar municipalista que orienta nossa gestão”, explicou Loureiro.

Deixe um comentário