Hackatime Taquara 2025 reúne jovens estudantes para encontrar soluções inovadoras

Hackatime Taquara 2025 movimentou o último final de semana, nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro de Eventos Faccat de Taquara. O evento foi uma realização da Sicredi Caminho das Águas, Faccat, Instituto Taquara Mais, Sebrae e Crisdu Labs. Ao aliar inovação e criatividade, o hackathon teve como objetivo reunir jovens estudantes com diferentes habilidades, durante 48 horas, para resolver desafios da comunidade, contando com mentorias e apoio metodológico. 

As escolas participantes desta 2ª edição do Hackatime foram a Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato – Cimol (Taquara), Colégio Santa Teresinha (Taquara), Centro Sinodal Dorothea Schfäke (Taquara) e Instituto Estadual de Educação Olivia Lahm Hirt (Igrejinha). Ao todo, participaram 53 estudantes do Ensino Médio, que formaram 10 grupos, com cinco a seis integrantes cada. Os alunos foram estimulados a formar grupos com integrantes de diferentes escolas, para promover trocas de experiências. 

O tema foi livre, com o foco em criar soluções para dores e problemas percebidos no seu entorno. Os três primeiros colocados foram premiados com troféus, sendo que o grupo classificado em 1º lugar apresentará seu pitch no palco do Taquara Summit, no dia 22 de agosto. O grupo que ficou em 4º lugar, indicado pelos mentores, recebeu uma menção honrosa e um kit da Sicredi Caminho das Águas. 

Para a analista de Inovação da Sicredi Caminho das Águas, Camila da Costa, que esteve presente no Hackatime, foi um momento de pensar fora da caixa, trazer soluções disruptivas e trocar conhecimentos com convidados especiais. “Foi uma chance dos jovens aprenderem e evoluírem, além de poderem colocar a mão na massa para criar algo que pode fazer a diferença na comunidade”, destaca.

Para o estudante André Gabriel Schuh, 17 anos, aluno do 3º ano do curso técnico de informática da Cimol, a experiência de participar do evento e desenvolver uma ideia do zero foi muito interessante e desafiadora. “Sem dúvida, participar me tirou da zona de conforto. Por isso, ganhar o Hackatime foi emocionante, pois foram dois dias intensos trabalhando bastante onde todos do grupo se envolveram. As consultorias durante o processo também foram de grande ajuda para lapidar a nossa ideia. O resultado foi mesmo gratificante para todos nós”, conclui.

Confira os ganhadores do Hackatime Taquara 2025:

  • 1º lugar: Invius – Automação para WhatsApp, focado no pequeno empreendedor
  • 2º lugar: Grow Money – App para apoiar na melhor gestão das finanças pessoais
  • 3º lugar: Omnia – Plataforma de educação focada em inclusão e adaptação de conteúdos para alunos com necessidades especiais
  • Menção Honrosa: Getalent – Plataforma que conecta músicos profissionais a potenciais contratantes

Deixe um comentário