Rolante avança em projeto de cidades co-irmãs com a Alemanha

Na última semana, dia 1º de julho, Rolante deu mais um importante passo na articulação para projeto de cidade co-irmã da Alemanha. O prefeito de Rolante, Alceu Trevizani, recebeu em seu gabinete representantes da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária (ACISA) e da Associação Comunitária de Ilha Nova (Ascomin), que recentemente estiveram no país europeu, para tratar sobre o tema. A reunião deu continuidade ao encontro realizado em 23 de junho com o subsecretário estadual Rafael Koerig Gessinger, coordenador do Grupo de Trabalho do Governo do Estado responsável pela articulação com autoridades alemãs.

O encontro teve como objetivo alinhar as próximas etapas do projeto de cidades co-irmãs, uma iniciativa que busca promover o intercâmbio cultural, técnico e econômico entre municípios gaúchos e cidades dos estados de Hessen e Rheinland-Pfalz, na Alemanha. O projeto integra o movimento impulsionado pelo Bicentenário da Imigração Alemã, comemorado em 2024, que tem fortalecido laços entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha.

Durante a reunião, foram debatidas ações concretas para firmar futuras parcerias internacionais, com foco na troca de experiências em áreas como educação, turismo, inovação, agricultura e cultura. A presença ativa das entidades locais demonstra o compromisso conjunto com o desenvolvimento de longo prazo. “O projeto de cidades co-irmãs não é apenas uma homenagem às nossas origens, mas um caminho estratégico para o futuro. A união entre poder público e sociedade civil é essencial para que Rolante amplie horizontes e construa novas oportunidades,” destacou o prefeito Alceu Trevizani.

Atualmente, 13 municípios gaúchos já mantêm vínculos diretos com cidades da Alemanha, entre eles Igrejinha que é irmanada com Simmern. Com a articulação, Rolante se posiciona entre aqueles que buscam consolidar uma irmandade oficial, com ganhos recíprocos e fortalecimento das identidades culturais e reafirma seu compromisso com a valorização da história, a inovação e a cooperação internacional.

Deixe um comentário