Podcast do Drops entrevista Zé do Bêlo: Conhecendo o cancioneiro popular brasileiro

O músico, sanfoneiro, violinista e folista Zé do Bêlo compartilha a sua trajetória nessa entrevista cheia de referências. Ao longo das décadas, transitou por diferentes estilos musicais e projetos e conta o porquê dessas mudanças. Spoiller: ele não gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e prefere abandonar as antigas para se dedicar inteiramente a algo novo. A entrevista completa está disponível aqui.

Atualmente, divide seus dias entre Taquara e Brasília devido ao seu trabalho na Fundação Nacional dos Povos Indígenas e, claro, faz música e arte nos dois locais. Seu instrumento de pesquisa e musicalidade no momento é a sanfona de oito baixos. Ele é seu aliado na pesquisa do cancioneiro popular brasileiro, principalmente da música popular instrumental.

Seus álbuns autorais, sua experiência na Rádio Ipanema e alguns detalhes da sua pesquisa entraram em pauta.

Sobre o Podcast do Drops

O projeto foi lançado como um presente para comemorar os cinco anos do site jornalístico Drops do Cotidiano e completou um ano em maio de 2025! Ele tem a mesma essência, valorizando ainda mais as pessoas. No formato de bate-papo, artistas, ativistas culturais e profissionais do segmento terão voz para falar sobre o seu trabalho e o que realizam.

Este episódio do Podcast do Drops conta com o apoio cultural de Sicredi Caminho das ÁguasPalomar Estúdio e Sohne Drum Shop. A captação, edição, mixagem e trilha sonora são feitas pela Varal Produz, a locação é no Sohne Drum Shop e a arte da capa do episódio é assinada por Marat Vágner. A produção do conteúdo e a apresentação são da jornalista cultural Lidiani Lehnen. Toda quarta-feira, tem episódio novo no ar. Confira todas as entrevistas clicando aqui.

Deixe um comentário