Clima de descontração, brincadeiras e muito aprendizado musical e artístico. Esse é o tom do projeto “Tecer a Arte Musical, Transformar Vidas“, iniciativa contemplada no Edital Sedac, número 032/2024 PNAB – RS, de Fomento à Cultura. As oficinas já estão acontecendo desde início de abril em três municípios gaúchos. Igrejinha, Taquara e Montenegro são as sedes dos encontros que devem se estender ao longo de 2025 com crianças em idade escolar.
Ao todo, são 12 encontros previstos nas três localidades, onde as crianças participam de oficinas de música com instrumentos de percussão e objetos sonoros, ritmos, aprendizagem da escrita e a leitura música, brincadeiras que exercitam o corpo e incentivam a livre expressão de cada um, em uma proposta interdisciplinar entre artes visuais e música. As atividades estão previstas até o dia 06 de dezembro.
Para a idealizadora da iniciativa, a professora de música e pesquisadora Lúcia Jacinta da Silva Backes, as expectativas são as melhores. “A gente espera que as crianças se sintam acolhidas e consigam assim assimilar essa proposta artística que a gente quer que elas vivenciem, que é a questão da música em articulação com as artes visuais”.


Ela ainda complementa sobre o caráter diverso do projeto. “Em cada um dos três lugares, a gente sabe que vai ser diferente, são públicos diferentes, mas acho que as crianças estão muito receptivas, gostaram de construir coletivamente algumas regras para a realização das atividades e, também da ideia do desenho, do pintar, tocar os instrumentos, e ainda vamos ter as brincadeiras rítmicas, que a gente também já selecionou dentro dessa proposta”.
Também participam do projeto os oficineiros e educadores Antonio Gabriel Lopes da Silva; Tatiane dos Passos de Oliveira e Vinicius Felix.
*Fotos: Lucilene Athaide