Expocoopera 2025 reforça protagonismo do RS no Ano Internacional das Cooperativas

Em um momento de reconhecimento mundial do modelo cooperativista, a Sicredi Caminho das Águas promove a Expocoopera 2025, evento que celebra os princípios da cooperação e reforça a relevância do setor no desenvolvimento regional. A iniciativa, que ocorre em 26 de abril em Taquara, marca um ano simbólico para o cooperativismo: a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas e destacou o papel transformador que essas organizações desempenham ao redor do mundo.

Segundo o Prof. Dr. Roberto Morais, vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), o reconhecimento da ONU representa uma oportunidade valiosa para o Brasil e, de forma especial, para o Rio Grande do Sul. “É um momento de celebrar as conquistas do cooperativismo, reconhecer seu potencial transformador e unir esforços para fortalecer esse modelo de negócios que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento”, destaca.

No Brasil, o cooperativismo está presente em diversos setores — como agronegócio, crédito, saúde, infraestrutura e consumo — promovendo inclusão, geração de renda e desenvolvimento sustentável. No Rio Grande do Sul, essa força é ainda mais evidente, com raízes históricas que se refletem na expressiva atuação das cooperativas no campo e nas cidades. Além disso, o estado gaúcho é sede da Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina, fundada em Nova Petrópolis. 

O Expocoopera será um espaço de valorização, aprendizado e integração. Ao reunir associados, lideranças e a comunidade em geral, o evento pretende aumentar a visibilidade do cooperativismo, incentivar novas adesões ao sistema, promover a intercooperação e fortalecer o diálogo com os poderes públicos — pilares apontados pelo professor Roberto Morais como essenciais neste momento histórico.

Morais será painelista do Expocoopera 2025, das 14h30min às 1530min – em 26 de abril, em um bate-papo sobre “O Futuro do Cooperativismo”. O evento também trará palestrantes renomados como Martha Gabriel, Patrícia Palermo, Mario De Conto e Everaldo Marini que somarão amplas oportunidades de conhecimento ao encontro. As inscrições são gratuitas, abertas a comunidade, e devem ser realizadas via Sympla. O Expocoopera conta com a correalização do Sistema OCERGS/Sescoop/RS e da FACCAT, patrocínio da Icatu Seguros e apoio de mídia do Grupo Repercussão.

Confira a programação do evento:

  • 08h30: Recepção
  • 09h – 09h30: Abertura
  • 09h30 – 10h: Painel: “Resgatando a ancestralidade e impulsionando o futuro do cooperativismo” – Álvaro Link – mediador, Francisco Ferreira e Rodrigo Trespach
  • 10h – 11h: Palestra: “Desvendando a essência do cooperativismo” – Everaldo Marini
  • 11h – 11h30: Palestra: “Conversa de valor: uma reflexão sobre escolhas e bem-estar financeiro” – Patrícia Palermo
  • 11h30 – 12h20: Painel: “Bate-papo: bem-estar financeiro para sustentabilidade da sociedade” – Patrícia Palermo, Fábio Carvalho, Marta Fuerstenau e Eduardo Glaeser
  • 12h30 – 14h: Almoço
  • 14h – 14h30: Palestra: “O impacto do cooperativismo nas regiões” – Mário de Conto
  • 14h30 – 15h30: Painel: “Papo sobre o futuro do cooperativismo” – Álvaro Link, Maíra Santiago, Tarcísio Minetto (Ocergs), Roberto Morais, Cesar Saut e Márcio Port
  • 15h30 – 15h50: Lançamento do Hub Faccat e Incubadora de Cooperativas – Álvaro Link, Delmar Backes e Fernando Neves
  • 15h50 – 16h50: Palestra: “O futuro é coop” – Martha Gabriel
  • 16h50: Fechamento

Deixe um comentário