A partir da próxima terça-feira (28), o Instituto Ling se transformará em um dos principais palcos musicais do Porto Verão Alegre. Até o início de fevereiro, o centro cultural receberá seis shows do festival multicultural, com atrações que vão da música instrumental à popular brasileira.
A primeira apresentação unirá o grupo Vermelho Vinil, formado por Mariana Junges, Juliano Barreto e Wesley Araújo, com o conjunto Marmota Jazz, que tem os instrumentistas Pedro Moser, Leonardo Bitencourt, André Mendonça e Bruno Braga. O show, que acontecerá nos dias 28 e 29 de janeiro (terça e quarta), às 20h, une as trajetórias dos artistas multifacetados com performances cênicas envolventes para mostrar releituras em estilo retrô de grandes sucessos da música pop.
Logo na sequência, nos dias 30 e 31 de janeiro (quinta e sexta), às 20h, a cantora lírica Andiara Mumbach e o violonista clássico Marcel Estivalet sobem ao palco do centro cultural com Poesia Brasileira em Concerto. O espetáculo, com direção de Carlos Rodriguez, destaca obras de grandes compositores do nosso país, como Tom Jobim, Egberto Gismonti e Heitor Villa-Lobos, combinadas com versos de celebrados poetas, entre eles Mario Quintana e Dora Vasconcellos
Já no dia 7 de fevereiro (sexta), às 19h, se apresentam o saxofonista Esdras Nogueira e seu Grupo, formado pela flautista Thanise Silva, o trombonista Losha Buáh, o baterista Thiago Cunha, o guitarrista Marcos Moraes e o baixista Vavá Afiouni. Membro da icônica banda Móveis Coloniais de Acaju, Esdras interpretará Transe, uma releitura instrumental ousada e contemporânea para o clássico álbum Transa, de Caetano Veloso.
Também no dia 7, e com repeteco no dia 8 (sábado), sempre às 20h, o multi-instrumentista Angelo Primon se apresentará em formato de power trio, subindo ao palco ao lado do baterista Luke Faro e do contrabaixista Bruno Vargas para mostrar a singularidade das sonoridades de instrumentos étnicos como oud árabe, tanpura e surbahar indianos.
O dia 8 de fevereiro ainda contará com uma atração para a família toda: o musical Sereno Canto. Com apresentações às 16h e às 19h, o espetáculo tem o cantor e compositor Thiago Ramil interpretando canções e contos ao lado de contadores de histórias. Feito para adultos e crianças de todas as idades, o show traz diferentes ambientações com sons de pássaros, água corrente, matas e florestas, percorrendo doces melodias, narrativas profundas e paisagens sonoras inspiradas na prática do acalanto.
Por último, no dia 13 de fevereiro (quinta-feira), às 20h, o centro cultural receberá o bandolinista Elias Barboza e o Kiai Grupo com o show de lançamento do disco Quarta Dimensão. O trabalho, ainda inédito, reúne composições que transitam entre o choro contemporâneo e o jazz fusion, em uma performance marcada por virtuosismo, emoção e experimentação sonora. O álbum é um encontro entre a tradição e a vanguarda, em que o bandolim de Elias Barboza dialoga com o piano de Marcelo Vaz, o baixo de Dionísio Souza e a bateria de Lucas Fê.
Os ingressos para cada apresentação custam entre R$ 21 e R$ 60 e podem ser adquiridos no site portoveraoalegre.com.br ou diretamente na recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440).
*Foto: @lephotoss