Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Corte e Costura, que será realizado entre janeiro e junho deste ano, em Taquara. A iniciativa faz parte do projeto Justiça Racial, desenvolvido pelo Instituto Pró-Cidadania (IPC), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio da Prefeitura Municipal de Taquara e o Instituto Acessibiliza. Com 48 horas de carga horária, o curso oferece certificado e busca capacitar as participantes para o mercado de trabalho, promovendo inclusão social e fortalecimento das comunidades.
O curso será ministrado pela instrutora Maria Elena (conhecida como Castelhana – foto de capa) e pela instrutora Rose Moewius, do Ateliê Merie Moewius, com quatro turmas disponíveis. A primeira turma terá aulas às quintas-feiras, das 14h às 17h, com início no dia 16 de janeiro (vagas encerradas). Já a segunda turma terá aulas aos sábados, das 9h às 12h, com início no dia 18 de janeiro (vagas encerradas).
Ainda há vagas para a turma três, que ocorrerá nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, a partir do dia 17 de fevereiro, exceto feriados. Depois inicia a turma quatro, no dia 22 de fevereiro, com aulas aos sábados, das 14h às 17h, exceto feriados, ambas ministradas por Rose. As aulas das turmas 1 e 2 serão realizadas no endereço da Rua Henrique Bauermann, 2599, no bairro Jardim do Prado. Já as aulas das turmas 3 e 4 serão feitas na Rua Vicente Belotto, 225, no bairro Santa Rosa, em Taquara.
Como se inscrever
As pessoas interessadas devem preencher o formulário de pré-inscrição disponível neste link. As vagas são limitadas e a seleção seguirá critérios de prioridade definidos pelo projeto, além da ordem de envio das inscrições. As pessoas selecionadas serão informadas por telefone e, caso a demanda exceda as vagas disponíveis, novas turmas estão previstas ao longo de 2025, incluindo turmas à noite e em sábado à tarde.
A ação reforça o compromisso do projeto Justiça Racial em promover iniciativas que reduzam desigualdades estruturais e criem oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. “Nosso objetivo é oferecer ferramentas concretas para que as pessoas, principalmente as mulheres, possam desenvolver habilidades que contribuam para a autonomia financeira e o fortalecimento de suas identidades”, destaca a coordenadora-geral do IPC, Vanessa Sanches.
Oficinas
A partir do dia 18 de janeiro, a sede social do Instituto Pró-Cidadania, localizada na Rua Erechim, 2595 – Bairro Jardim do Prado, em Taquara, volta a receber a oficina de Capoeira aos sábados, das 10h às 12h, com o instrutor Maninho, do grupo União de Raças. É recomendado que os participantes usem roupas confortáveis para a prática da oficina, evitando peças apertadas e pouco flexíveis, como jeans e couro. Além de evitar o uso de acessórios, como brincos, colares, pulseiras e anéis. Já a oficina de percussão deve retornar no mês de fevereiro.
Para mais informações sobre o projeto e as ações desenvolvidas, entre em contato pelo e-mail contato@pro-cidadania.org, e acompanhe as redes sociais do Instituto Pró-Cidadania no Instagram, Facebook e LinkedIn, e também do Instituto Acessibiliza.