Durante o ano de 2024 foi executada a Etapa 01 do projeto “Memórias de Outubro: um Acervo Digital”. O projeto consistiu na catalogação e digitalização das fotografias que compõem o acervo da nossa Oktoberfest de Igrejinha. Nesta primeira etapa, mais de mil fotografias correspondentes às seis primeiras edições da Oktoberfest de Igrejinha, ocorridas entre 1988 e 1993, foram digitalizadas.
Com este trabalho, buscou-se garantir a salvaguarda do material e divulgar a história da festa e da comunidade. Em breve as fotografias serão disponibilizadas em um repositório digital e online através do site de Oktoberfest de Igrejinha. O projeto foi realizado pela historiadora Alice Jungblut Braun que conta que a ideia surgiu para facilitar a utilização e divulgação dessas fotografias. Ela lembra que a comissão de germanização da Oktoberfest queria utilizar as fotos pra destacar momentos da história da festa. Como as fotos só existiam na forma analógica (como fotografias reveladas), a digitalização teria que ser feita e a museóloga Daniela Schmitt, integrante da comissão na época, teve a ideia de fazer o projeto pra digitalizar todo o acervo. “Com a realização do projeto o mais surpreendente foi reconhecer pessoas nas fotos, ver as cores e os sorrisos nos rostos das pessoas e principalmente as diferenças de uma edição pra outra. O crescimento da festa é perceptível já nessas primeiras seis Oktoberfests. Conforme passam as edições também aumenta o número de fotografias no acervo”, pontua.

O projeto “Memórias de Outubro: um Acervo Digital” foi realizado através de financiamento com recursos da Lei Paulo Gustavo – Igrejinha/RS 2024. O projeto contou com o apoio da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) e da Movimento Curadoria e Projetos Culturais.