O momento perfeito para começar a escrever: É AGORA

A elaboração de um planner no início do ano é uma prática extremamente benéfica para o bem-estar mental e a organização pessoal. A partir de uma perspectiva neurocientífica, podemos compreender como essa atividade pode influenciar positivamente o cérebro e, consequentemente, a vida cotidiana. Então… que tal começarmos o ano anotando nossos desejos e sonhos?

O ato de planejar envolve o córtex pré-frontal, a parte do cérebro responsável por funções executivas, como o estabelecimento de metas, tomada de decisões e controle de impulsos. Ao escrever um planner, fortalecemos essas funções, melhorando nossa capacidade de organização e execução de tarefas. Além do mais, ter um plano definido ajuda a reduzir a incerteza e a ansiedade em relação ao futuro. Quando sabemos o que precisa ser feito e quando, podemos abordar as tarefas com mais calma e confiança, diminuindo o estresse.

Vamos lá… o cérebro é programado para buscar recompensas. Ao definir metas claras e registrar seu progresso em um planner, criamos uma estrutura de recompensas que nos motiva a continuar avançando. Cada tarefa concluída gera uma sensação de realização, que libera dopamina, o neurotransmissor associado ao prazer e à motivação.

E, ainda sem contar que escrever à mão tem um impacto positivo na memória e na retenção de informações. Estudos mostram que o ato de escrever estimula áreas do cérebro responsáveis pelo aprendizado e memória, ajudando a internalizar e recordar melhor os compromissos e planos. Ao alinhar nossas ações com nossos objetivos, podemos alcançar uma maior realização pessoal e profissional.

Deixe um comentário