Biblioteca de Taquara registra aumento de 35,87% de empréstimos em 2024                  

A Biblioteca Pública Municipal Professor Rodolfo Dietschi divulgou seu relatório anual de atividades referente a 2024, destacando um crescimento nos números de sócios e empréstimos de livros. O levantamento busca compreender o perfil dos frequentadores e aprimorar os serviços oferecidos e trouxe resultados positivos.

Em 2024, a Biblioteca contabilizou 153 novos sócios, um aumento expressivo em relação aos 98 registrados em 2023. Hoje, o número total de usuários registrados no sistema é de 1.097. Os sócios mais antigos são cadastrados conforme acesso e incluídos no sistema on-line.

O número de empréstimos também apresentou alta, saltando de 1.118 em 2023 para 1.519 em 2024, um crescimento de 35,87%. A maior parte dos empréstimos foi de livros de literatura, refletindo o interesse do público por obras do gênero.

“É com grande alegria que recebemos os resultados da Biblioteca. Esse crescimento no número de sócios e empréstimos é uma prova concreta de que estamos no caminho certo ao investir na cultura e no incentivo à leitura”, menciona a prefeita Sirlei Silveira.

Eventos e atualizações do acervo impulsionam resultados

Dois fatores foram apontados como fundamentais para o desempenho positivo. O primeiro é a realização de eventos como o Sarau da Biblioteca, que ocorre semestralmente e atrai novos visitantes ao espaço. “Essas ocasiões não apenas fidelizam o público, mas também oferecem sugestões de leitura, incentivando a interação com o acervo”, revela o diretor de Cultura, Rafael Tourinho.

Além disso, a atualização do acervo tem sido uma prioridade. Em 2024, a Biblioteca incorporou 420 novos títulos, arrecadados por meio da campanha “Juntos pela Leitura do RS” e de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). “Essa renovação constante, somada às doações regulares, amplia as opções disponíveis para os leitores”, reitera Tourinho.

Espaço para leitura e pesquisa

A Biblioteca Pública Municipal não se limita ao empréstimo de livros. É também um espaço ideal para pesquisas e estudos, oferecendo Wi-Fi gratuito e uma sala equipada com computadores. Esses recursos tornam o local ainda mais acessível para estudantes e pesquisadores.

Quem ainda não conhece, a Biblioteca está localizada na Rua Nelson Renck, 2957, Bairro Centro, junto à Diretoria de Cultura. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h30 (sem intervalo ao meio-dia), e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (51) 3541-9200, ramal 293 ou pelo WhatsApp (51) 99795-7214.

Deixe um comentário