A atriz, professora e contadora de histórias Pâmela Mapelli, levou seu projeto “Contar-te-ei – A arte de contar histórias” para Rio Branco, no Acre. A ação integrou o Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil, iniciativa que busca apoiar talentos gaúchos, promovendo atividades culturais em diversas localidades do país.
De 26 a 30 de novembro, a moradora de Pâmela ministrou oficinas no Laboratório de Teatro da Universidade Federal do Acre (UFAC), na Biblioteca Pública de Rio Branco e no Teatro de Arena – Sesc Centro, convidando os participantes a resgatar suas memórias afetivas e literárias. A atividade envolveu questionamentos, depoimentos e narrativas que usaram a sensibilidade, a imaginação e elementos das artes teatrais para criar uma experiência transformadora.

Sobre o projeto “Contar-te-ei”
Criado por Pâmela em 2014, o projeto convida os participantes a revisitarem o momento em que as histórias entraram em suas vidas. Combinando elementos de teatro, sensibilidade e imaginação, as oficinas transformam a narração em um jogo vivo, envolvendo o corpo e a alma dos envolvidos. Pâmela destaca o enriquecimento mútuo proporcionado pelas oficinas. “Foi um privilégio compartilhar minha paixão pela contação de histórias e, ao mesmo tempo, aprender com a rica cultura acreana. As histórias que surgiram nesses encontros revelam o poder da palavra em curar, inspirar e transformar. Espero ter deixado ferramentas para que os participantes continuem a explorar o mundo mágico da contação de histórias.” A participação de Pâmela nesta ação do outro lado do país evidencia a importância de projetos culturais itinerantes como o Circula Sesc, que valoriza e compartilha as diversas expressões artísticas do Brasil.
*Fotos: Herick Sousa do Nascimento