O projeto Justiça Racial, uma iniciativa do Instituto Pró-Cidadania (IPC) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e com o apoio do Instituto Acessibiliza e da Prefeitura Municipal de Taquara, já está oferecendo atendimento jurídico gratuito em Taquara. A ação busca reduzir a vulnerabilidade social de comunidades negras e periféricas, garantindo apoio para a emissão de documentação civil básica e acesso a benefícios sociais, como o Bolsa Família. A meta é atender 50 famílias de baixa renda.
Os atendimentos acontecem todas as quintas e sextas-feiras, das 15h às 19h, e podem ser realizados por telefone, Google Meet ou WhatsApp, tornando o serviço mais acessível. É necessário agendar previamente o atendimento, enviando uma mensagem para o WhatsApp (51) 98910-5138.
O projeto Justiça Racial está focado em oferecer suporte a jovens negros, povos de terreiros, pessoas presas e egressas do sistema prisional, além de seus familiares. A iniciativa, que abrange também a cidade de Eugenópolis, em Minas Gerais, busca fortalecer direitos e criar oportunidades, promovendo a inclusão social e a justiça para as comunidades atendidas.
Além disso, o projeto Justiça Racial está alinhado à Estratégia Nacional de Acesso a Direitos para a População Negra e Periférica na Política sobre Drogas, fortalecendo as ações de promoção de direitos humanos e igualdade racial ao nível local e nacional.
Para mais informações sobre o projeto e as ações desenvolvidas, entre em contato pelo e-mail contato@pro-cidadania.org, e acompanhe as redes sociais do Instituto Pró-Cidadania no Instagram, Facebook e LinkedIn, e também do Instituto Acessibiliza.
Sobre o Instituto Pró-Cidadania
O projeto Justiça Racial é realizado por meio do Termo de Fomento nº 951416/2023, firmado entre o Instituto Pró-Cidadania e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos. O objetivo é promover a inclusão e o acesso a direitos para a população negra e periférica, atendendo ao Programa Estratégia Nacional de Acesso a Direitos na Política sobre Drogas.