No dia 04 de novembro, a União dos Escoteiros do Brasil celebrou 100 anos de atividades. A associação sem fins lucrativos é a responsável por organizar a prática do movimento escoteiro no Brasil. Atualmente, a entidade conta com cerca de 100 mil associados e associadas.
Para celebrar este importante marco, foram realizadas atividades comemorativas nos dias 02 e 03 de novembro, no Rio de Janeiro. O Vale do Paranhana esteve presente na celebração. Eduardo Manique e Renata Laux, fundadores e dirigentes voluntários do Grupo Escoteiro Igrejinha, participaram do jantar comemorativo na noite de sábado, da missa no Cristo Redentor na manhã de domingo e do fechamento das comemorações, com a projeção de imagens escoteiras no Cristo Redentor, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. As imagens ficarão para a história dos Escoteiros, em um marco importante de serviços prestados à sociedade brasileira, através de um movimento educacional focado nas crianças, adolescentes e jovens.


Escotismo no Vale do Paranhana
O Vale do Paranhana possui dois grupos escoteiros. Em Três Coroas, conta com o Grupo Escoteiro Paranhana, que iniciou suas atividades em 1980 e segue até os dias atuais atendendo à comunidade tres-coroense. Em Igrejinha, o Grupo Escoteiro Igrejinha, fundado em 2016, atua com atendimento às crianças, adolescentes e jovens igrejinhenses. Ambos são filiados à União dos Escoteiros do Brasil.
Movimento Escoteiro
O escotimo é um movimento educacional de jovens e para jovens, contando com o apoio de adultos voluntários. Atende crianças a partir de 6 anos e meio até jovens de 20 anos. O Programa Educativo Escoteiro proporciona o contato com a natureza, trabalho em equipe, exercício da cidadania e da democracia, aprendizado pela prática e desenvolvimento integral dos escoteiros e escoteiras.