Entidades que vendem lanches na Oktoberfest de Igrejinha comemoram resultados

*Reportagem: Ruan Nascimento/Especial

A 35ª Oktoberfest de Igrejinha, que encerrou no último domingo (20), foi um sucesso em diversos aspectos. Em todos os dias de festa, milhares de pessoas visitaram o Parque de Eventos Almiro Grings e tiveram a oportunidade de se divertir com muita música, chopp e com diversos lanches vendidos. A boa visitação da maior festa comunitária do Brasil também rendeu ótimos resultados para os vendedores dos lanches, que, através da gastronomia diversificada, contribuíram com a alimentação do público.

Quem visitou a Oktoberfest deste ano pôde experimentar uma enorme variedade de lanches, salgados ou doces. Havia as tradicionais opções da cultura germânica, como cuca, linguiça, bolinho de batata ou pretzel. Mas também haviam outros itens da gastronomia, como pizza, hambúrguer, galinhada, cachorro-quente, crepe, entre outras opções.

Entidades se beneficiam com a venda dos lanches

Durante a festa, a produção de todos os lanches foi feita por voluntários de dezenas de entidades de Igrejinha e municípios vizinhos do Vale do Paranhana. Todo o lucro obtido com as vendas na Oktoberfest será revertido para estas instituições, reforçando o papel do evento, em ser a maior festa comunitária do Brasil. “Este ano de 2024 foi o primeiro que trabalho como voluntária na Oktoberfest. Foi uma experiência incrível e muito divertida. Fico feliz em contribuir”, destaca a calçadista Iasmin Petzinger, que trabalhou na banca da Escola Municipal de Educação Infantil Valério Roth, de Igrejinha.

No local, o lanche servido foi o bubble waffle, que é um waffle em formato de bolhas, servido em formato de cone, com sorvete e diversas coberturas. A diretora da escola, Sandra Oliveira, ressaltou a importância do evento, que proporciona verba para melhorias na unidade de ensino. “Com o lucro que conseguimos na Oktoberfest, será possível concluir a pintura da escola, e também adquirir alguns móveis novos. Todos os anos, unimos esforços aqui para investir em melhorias para as crianças e também para a nossa escola”, aponta.

Outras escolas do município também participam com a comercialização de algum lanche na festa, caso da Escola Municipal de Educação Infantil Morada da Colina, que vendeu na Oktoberfest o cachorro-quente de carne de panela. “É bem gratificante estar aqui, pois a festa permite que a gente continue desenvolvendo um ótimo trabalho com as crianças da nossa cidade. Me sinto honrada em atuar como voluntária. Igrejinha é a capital do voluntariado, e fazer parte disso é sensacional”, comenta a diretora da instituição, Cristiane Schmitt.

Retorno para eventos e demais atividades

Entre as instituições presentes na Oktoberfest deste ano está o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igrejinha, que vendeu a tradicional cuca com linguiça, e o picadão com pepino e rabanete. De acordo com o presidente da entidade, Gerson Klein, foram mais de 50 voluntários atuando na produção dos alimentos para a festa, sendo todos associados ou familiares. Ele contou que todo o lucro da festa é revertido em benefícios para os associados, ou para eventuais reformas na sede do sindicato. “Estamos aqui com o que tem de melhor da gastronomia alemã, e é o carro chefe desta festa. Foi tudo preparado com muito carinho, e estamos obtendo um ótimo retorno para a nossa associação. Superamos todas as expectativas”, frisa.

Quem também participou do evento foi o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Tauras da Colina, de Igrejinha. Com 24 voluntários, o grupo vendeu na Oktoberfest espetinhos de frango e o pancho, o cachorro-quente tradicionalmente vendido no Uruguai e na Argentina. O tesoureiro do CTG, Luciano Silva da Rosa, reforçou que o sucesso nas vendas deste ano superou a edição passada. “Percebi que o público compareceu mais, não só na nossa banca, mas também em bancas vizinhas. A comunidade precisava também deste tipo de festa, ainda mais depois da enchente que tivemos. Com o valor arrecadado, vamos investir na casa, com a participação de crianças e adolescentes nas invernadas artísticas, e também na contratação de instrutores para as nossas apresentações”, comenta.

Trabalho em equipe pensado para o social

Presente há mais de 15 anos na Oktoberfest, o Centro Espírita Nosso Lar, de Igrejinha, teve o desafio de se reinventar na venda de lanches. A presidente da entidade, Ana Letícia de Oliveira, conta que, até a edição passada, o grupo vendia bolinho de aipim. Porém, com as enchentes de maio e o estrago nas plantações fizeram com que tivessem que mudar o cardápio em 2024, vendendo coxinhas de frango e bolinhas de queijo assadas. Apesar da mudança, ela destaca que as vendas foram um sucesso, garantindo a manutenção dos trabalhos sociais praticados pela entidade.

“Nós trabalhamos de forma totalmente voluntária, com o objetivo de ajudar ao próximo. Somos parceiros de ONGs daqui da região, e também fazemos a doação de roupas e alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Nós, do Centro Espírita, somos muito gratos a cada Oktoberfest que participamos, pois ajudamos a festa a crescer, e depois todo o lucro volta para a nossa cidade”, salienta.

Já a secretária da paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), Marizete Schuck, destacou que a participação da entidade foi um sucesso, principalmente com a venda da galinhada preparada pelos cerca de 50 voluntários envolvidos. Ela conta que o valor arrecadado será importante para reparar danos causados pela enchente de maio e também para a manutenção de projetos realizados pela igreja.

“Nós precisamos reformar alguns espaços que foram danificados. Mas também precisamos investir nas atividades religiosas que promovemos, como o nosso grupo de música. Hoje em dia, tudo demanda dinheiro. E ter essa possibilidade de arrecadação na Oktoberfest é incrível. As pessoas adoraram a nossa comida, e nós também nos divertimos enquanto trabalhamos. Certamente estaremos aqui novamente no ano que vem”, complementa.

A 36ª Oktoberfest de Igrejinha já tem data para acontecer: será de  17 e 26 de outubro de 2025. 

*Fotos: Kerolin Buss

A cobertura do Drops do Cotidiano na 35ª Oktoberfest de Igrejinha conta com o apoio de Polo Contábil, Espaço RD Serviços Odontológicos, Die Liebe Trajes, Rumo 4 Negócios Imobiliários, Loja Danlô Moda Básica e Município de Igrejinha.

Deixe um comentário