Espaço Cultural Feevale recebe exposição baseada em obra de José Saramago

A obra de poesia O Ano de 1993, de José Saramago, é tema de uma exposição que está aberta a visitação no Espaço Cultural Feevale até o dia16 de dezembro. Intitulada Graça Morais e José Saramago: a arte de pensar O Ano de 1993, a mostra apresenta reproduções de alta qualidade das ilustrações que Graça Morais criou a convite de José Saramago para a segunda edição do livro.

A exposição também inclui um retrato de José Saramago, feito pela artista em 2010; os originais de três das quatro edições do livro; um documentário sobre Graça Morais, intitulado Na cabeça de uma mulher está a história de uma aldeia, dirigido por Joana Morais; e uma entrevista da RTP com Saramago, de 1975, na qual o autor comenta pela primeira vez, em público, sobre a obra.

Além das pinturas, os textos dos respectivos poemas estarão expostos, acompanhados de suas versões recitadas, que podem ser ouvidas pelos visitantes. Essa coletânea foi concebida e organizada em 2022, em comemoração ao centenário de nascimento de José Saramago (1922-2010).

A exposição já passou pela Espanha, na sede da Afundación de Vigo e, também, pela Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, de onde vem para Novo Hamburgo como um primeiro movimento de Cooperação entre a I Cátedra Internacional José Saramago e a Universidade Feevale.

Com entrada gratuita, o Espaço Cultural Feevale está localizado no quarto andar do Teatro Feevale e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo email projetogaleriasfeevale@feevale.br.

Deixe um comentário