A noite da quarta-feira (16) na 35ª Oktoberfest de Igrejinha foi marcada por um momento de emoção e homenagens. Marcando o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, os 60 anos de Igrejinha e as 35 edições da festa, a associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) promoveu uma celebração especial. O momento contou com a participação especial da banda Hunsrücker Blasmusik da Alemanha, além de apresentações do grupo de Danças Folclóricas Alemãs Kirchleinburg.
Na oportunidade, o presidente da 35ª Oktoberfest de Igrejinha, Egon Wallauer, refletiu sobre a importância da imigração alemã na cidade, estado e país. “O fato de nossos antepassados terem deixado sua terra natal para vir desbravar essas matas, muitas vezes hostis, é algo que nos molda até hoje. Isso está no nosso DNA. Foi uma contribuição significativa para a construção da identidade cultural, social e econômica do nosso país”, avaliou. Além de costumes e tradições, Wallauer destacou que os imigrantes trouxeram consigo habilidades e conhecimentos que enriquecem a agricultura, a indústria e a educação do Brasil até hoje, tornando-se exemplos de desenvolvimento e prosperidade. “A imigração alemã é um fenômeno que mudou e continua a mudar a nossa sociedade. A contribuição dos imigrantes alemães é um exemplo claro de como a diversidade é uma força vital para o nosso progresso”, complementou.


Entre autoridades que prestigiaram o evento estava o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger. “Igrejinha é uma das joias desse bicentenário”, enfatizou. O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, por sua vez, enalteceu o significado desse marco para o município. “Temos motivos para comemorar, pois Igrejinha não seria o que é sem a presença da colonização alemã. E nos alegra muito ter nosso município como uma das cidades que representa essa comemoração”, acrescentou.
A celebração ainda apresentou três painéis pintados à mão, fazendo alusão a cada uma das datas celebradas em 2024: as 35 edições da Oktoberfest; os 60 anos de Igrejinha; e o Bicentenário da Imigração Alemã. Além disso, na ocasião, Daniela Schmitt, da Movimento Curadoria e Projetos Culturais, apresentou o pré-lançamento do livro “35ª Oktoberfest Igrejinha: uma linda história, uma grande festa”, que conta a trajetória da festa de outubro que acontece na Capital Estadual do Voluntariado. Na sequência, a Amifest homenageou todos os presidentes das 35 edições da Oktoberfest de Igrejinha de forma nominal, finalizando as celebrações da noite.
A cobertura do Drops do Cotidiano na 35ª Oktoberfest de Igrejinha conta com o apoio de Polo Contábil, Espaço RD Serviços Odontológicos, Die Liebe Trajes, Rumo 4 Negócios Imobiliários, Loja Danlô Moda Básica e Município de Igrejinha.
*Fotos: Cleiton Miguel
