Com Sarau Literário, Confraria dos Escritores lança obra na Feira do Livro de Rolante

*Texto e fotos: Ruan Nascimento

Uma noite para celebrar a cultura e a literatura no município. Foi assim que a cidade de Rolante recebeu nesta quinta-feira (11) o Sarau Literário, atividade que integra a programação da 21ª Feira do Livro, evento que ocorre até este sábado (12), no Parque da Kuchenfest. O evento reuniu diversos escritores da cidade, que recitaram poemas e leram contos para o público presente. A Feira do Livro é organizada pelo Departamento de Cultura e Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com o apoio do Sesc Taquara.

O Sarau também foi um evento que marcou o lançamento oficial do livro “Contos e Poemas”, primeira obra da Confraria dos Escritores de Rolante. A publicação reúne poesias e histórias contadas por 18 escritores rolantenses de todas as idades. A atividade também contou com a participação musical de Joel Porto, em uma apresentação intimista de canções de sucesso da música brasileira.

Contos e Poemas

O livro “Contos e Poemas” foi escrito por 18 autores que integram a Confraria dos Escritores de Rolante, grupo criado em 2023 com o objetivo de fomentar a cultura literária no município. Um dos participantes foi o patrono da Feira do Livro, o historiador e escritor Ademir Rost. Para ele, é um privilégio ser o primeiro patrono do evento no município, e ressaltou a importância da realização do Sarau Literário, reunindo poetas e contadores de todas as idades.

“Para uma pessoa de mais idade, como eu, é um dever participar de atividades como este Sarau, e do livro que estamos lançando. É uma forma de estimular as pessoas a escrever. Não me canso de repetir. O que está escrito, está eternizado, e o que não está escrito, se perde. Hoje tivemos uma noite com vários escritores da nossa cidade recitando os seus textos, e se dedicando a esta atividade essencial”, destaca.

Além de reunir autores experientes, a obra também conta com jovens escritoras, caso das também estudantes Eloisa Giovana Sehnem e Lívia Soares, de 13 e 14 anos, respectivamente. Para Eloisa, o ato de escrever é uma forma de se expressar, e, graças ao incentivo dos professores, iniciou sua jornada pela literatura. “Sou muito grata a todos os demais escritores da Confraria, que nos mobilizaram para participar deste livro. É muito legal ser uma pessoa jovem e ter a oportunidade de escrever junto com profissionais muito experientes”, afirma.

Lívia complementa que, fazer parte de um livro é uma grande experiência, garantindo que mais pessoas possam ler os seus poemas. “Estar junto com estes escritores maravilhosos é uma ótima experiência. Isso mostra que estou no caminho certo para a literatura, e fazer com que eu ajude os meus leitores de alguma forma”, ressalta.

A publicação foi escrita pelos seguintes autores: Ademir Rost, Adrianne Rocha, Aline Reinheimer, Ana Beatriz Lazzari, Ana Elicker, Augustina Tondim Pressi, Bella Sarquiz, Diana Reinheimer, Eloisa Giovana Sehnem, Herzog, Jéssica Reinheimer, Josiane Paraboni, Juliana Voltz, Livia Soares, Nelso Mazurana, Renan Wille, Ronaldo Adriano da Silva e Rosália Gomes.

Obra foi financiada pelo Departamento de Cultura

De acordo com a diretora do Departamento de Cultura de Rolante, Joyce Reis, a obra foi patrocinada pelo Departamento, em razão de seu lançamento ocorrer durante a Feira do Livro, sendo impressos 300 exemplares. Cada escritor recebeu algumas cópias para serem presenteadas, enquanto as demais serão levadas para todas as escolas municipais. Além do patrocínio, o setor também é responsável por financiar lançamentos de obras, através do Fundo Municipal de Cultura, existente desde 2015.

“Anualmente, o Município publica um edital de fomento aos projetos culturais. No caso do livro ‘Contos e Poemas’, ele foi patrocinado diretamente pelo Departamento de Cultura, por reunir todos os escritores rolantenses”, explica. Para ela, as ações de fomento à literatura na cidade são essenciais para a formação de novos autores. “Nós aproveitamos a Feira do Livro para lançar os escritores de Rolante. Enquanto gestão pública, temos que pensar mecanismos para incentivar e auxiliar os escritores. Nesse ponto entra a Confraria, que reúne profissionais experientes, aliados aos jovens que querem iniciar sua trajetória neste meio”, completa.

Demais lançamentos

A quinta-feira (10) também foi marcada pelo lançamento de outros dois livros produzidos por escritoras rolantenses. Uma das obras se chama “Entrelinhas”, produzida pela autora Adrianne Rocha. Já a escritora e professora Ana Elicker trouxe para o evento a publicação “Ensinagem e Literacia Digital: um olhar para a abordagem criativa”. No evento, ambas as autoras destacaram sobre como foi o desenvolvimento dos projetos recém lançados.

Neste sábado (12), a Feira do Livro se encerra, com programação entre 9h e 17h, também no Parque da Kuchenfest. Entre as atividades previstas, está o lançamento do livro “De Oldenburg para Rolante: 100 anos da imigração”, com o autor rolantense Dr. Paulo Timmen, às 10h.

Deixe um comentário