Documentário “Hampel, 125 anos” conta a história de Franz Joseph e do primeiro hotel da Serra Gaúcha

A história do imigrante Franz Joseph Rudolph Hampel, que deixou a Alemanha e escolheu a Serra Gaúcha para instalar a sua Quisisana Pensão Hampel, em 1899, pode ser conferida no documentário “Hampel, 125 anos”. Disponível no YouTube Viva São Chico em duas versões (português e libras), a obra faz parte do projeto Memórias de São Francisco de Paula, que valoriza o patrimônio cultural da cidade.

Em 27 minutos, frequentadores lembram de histórias de vida no hotel. Administradores, trabalhadores e especialistas, como a arquiteta Renata Galbinski e o escritor Eduardo Bueno, também contam o que faz do local um patrimônio cultural e como o lugar ajudou a construir a identidade do município e da região, dando origem à hospitalidade em uma das regiões turísticas mais visitadas do Brasil.

O projeto e o documentário são dirigidos pela jornalista Lúcia Pires, que neste episódio conta com a pesquisadora Jaqueline Maria Braun, o artista visual Luís Ferreirah, CEO da aDiáspora Films, e da editora Débora Anttuart. O projeto de educação patrimonial conta ainda com visitas guiadas ao Hotel e palestras para estudantes e idosos. A realização é do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio cultural do Parador Hampel e da produtora aDiáspora.

*Foto: Álvaro Bonadiman

Deixe um comentário