Hoje é dia de conhecer as propostas dos candidatos Sirlei Silveira e Delmar Backes para a cultura e o turismo de Taquara.
1. Como você percebe o turismo no seu município? Quais são as suas ações práticas para fomentar essa área?
O turismo em Taquara tem um potencial enorme. Entre nossos principais projetos, vamos dar continuidade à rota de cicloturismo. Também queremos implementar um ambiente virtual para cadastramento de serviços de hotelaria, pousadas, aluguéis por temporada, campings, bares, restaurantes e outros atrativos turísticos. Vamos reforçar o Conselho Municipal de Turismo para permitir que o turismo taquarense seja conhecido e haja crescimento dos empreendimentos.
2. Como você observa o incentivo e apoio à cultura no seu município? Como a sua gestão pretende fortalecer esse segmento?
No meio rural, as belas paisagens já são contempladas com o roteiro de cicloturismo, criado em nosso governo. Na zona urbana, neste ano, lançamos uma cartilha sobre o patrimônio arquitetônico taquarense, com destaque para os principais prédios e suas histórias. Também investimos mais de R$ 2 milhões no Parcão e que hoje atrai mais de 2 mil pessoas nos finais de semana, muitos vindos de municípios vizinhos. Criamos a Casa do Colono. Vamos seguir fomentando o turismo, em especial com ênfase no rural.
3. Como você imagina que seu município será visto por seu turismo e cultura daqui quatro anos, ao final de sua gestão, caso eleito? O que poderá ser criado para a execução em longo prazo que valorize e fortaleça essas pautas?
Taquara é uma cidade privilegiada por sua geográfica, perto da Serra, Porto Alegre e Litoral. Durante muitos anos, quem passava pelas rodovias estaduais que cortam a cidade nem sabiam de que se tratava de Taquara. Instalamos um letreiro de “Eu Amo Taquara” e um pórtico para destacar nosso município, para que as pessoas tenham interesse em visitar o que temos de bom aqui. Ao fim do próximo mandato, acreditamos que Taquara será ainda mais conhecida e visitada.
4. Como você observa a possibilidade de ações integradas que potencializem o turismo no Vale do Paranhana? Quais as suas propostas para que isso se efetive?
Em 2021, iniciamos nosso roteiro de cicloturismo, organizado com o apoio da Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (ATAC). Em nosso próximo mandato, queremos integrá-lo a outras rotas já existentes em São Francisco de Paula, Igrejinha e Rolante. Em Taquara, grande parte do trajeto já está padronizado. Quanto ao roteiro de cicloturismo regional, é necessário cobrar do Governo Estadual o cumprimento da Consulta Popular. Essa iniciativa é necessária para concluir o projeto já realizado parcialmente e dar visibilidade à região, impactando empreendedores de turismo rural e gastronomia.
5. Por que você quer ser prefeita?
Nunca sonhei em ser prefeita e quando coloquei meu nome à disposição, não foi por vaidade ou interesse pessoal, mas, sim, para ter a oportunidade de fazer algo por nosso Município. Assim foram os últimos 3 anos e meio, com muitas entregas e melhorias à população. Organizamos a casa, colocamos as contas em dia e retomamos a credibilidade que nosso Município havia perdido junto às instituições financeiras nos últimos anos. Os próximos 4 anos serão de muitas conquistas para os taquarenses, desta vez com o comando de dois professores, o Delmar e eu.
Saiba mais sobre os candidatos:
A Professora Sirlei tem 62 anos, é pedagoga de carreira, vereadora por dois mandatos (2013/2016 e 2017/2020) e a primeira mulher eleita prefeita da história de Taquara, em 2020. Seu vice é o Professor Delmar, 76 anos, professor de carreira e há 40 anos diretor geral das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).
*As respostas para as perguntas estão publicadas da mesma forma que foram enviadas pelos candidatos e suas assessorias. As mesmas não receberam intervenção ou edição por parte da equipe do site desde que respeitem a temática abordada assim como o tamanho determinado no arquivo com as orientações. Os candidatos e suas campanhas foram contados, recebendo antecipadamente o material e as perguntas com o prazo de envio das respostas até o dia 30/08/2024. Todos os que enviaram cumprindo o prazo, estão sendo publicados conforme as datas recebidas por eles e que podem ser conferidas aqui.