O céu de Rolante e da região será colorido no final de semana neste sábado (28) e domingo (1º), com a realização da segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Parapente 2026. A competição acontece no tradicional Morro Grande, e deve reunir mais de 50 pilotos de diferentes regiões do Estado.
Após a primeira etapa, realizada em Igrejinha, que teve sua programação comprometida pelas condições climáticas e não contou com provas válidas, chegou a hora dos pilotos somarem os seus primeiros pontos e pódios na competição estadual em 2026. A previsão indica boas condições de voo, com decolagens programadas a partir do meio-dia nos dois dias. Haverá premiação até a terceira colocação nas classes Open, Serial, Sport e Sport Light. A classe Open reúne os pilotos de maior nível técnico, enquanto as demais categorias contemplam diferentes perfis de equipamentos e experiência.
Após a etapa no Vale do Paranhana, o Gaúcho de Parapente terá uma longa parada até o final do ano, já que no Rio Grande do Sul, o clima começa a dificultar a temporada de voos na região. Assim, estão previstas mais duas etapas: 28 e 29 de novembro, em Encantado, e 11 a 13 de dezembro, em Sapiranga.
Com a confirmação das provas, a etapa deve começar a desenhar o cenário da disputa pelo título estadual de 2026, já que, após Rolante, o campeonato terá uma pausa até o fim do ano.
A Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) estará marcando presença na competição. Para os seus atletas, as provas deste fim de semana servirão também como uma preparação para a disputa da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente, que acontece entre os dias 7 e 14 de março, em Governador Valadares, no estado de Minas Gerais. De olho na etapa de abertura do Brasileiro de Parapente, a AGVL terá a participação de nove atletas na competição nacional a partir da próxima semana. Representação a equipe gaúcha os pilotos Eduardo da Silva, Fabio Gomes, Flávio Pinheiro, Henrique da Rosa, Jarbas de Mello, Lucas Axelrud, Luciano Horn, Maicon Corrêa e Valter Postali. A competição deve reunir até 120 atletas de todo o País, divididos nas categorias Open (classe que definirá o Campeão Brasileiro de Parapente 2026), Serial e Feminina.
*Foto: Gustavo Henemann