Memorial Anneken, em Rolante, recebe edição rara de Bíblia alemã em seu acervo

A Sicredi Caminho das Águas, com mais de 100 anos de fundação, carrega consigo o dever de preservar a história. Na última semana, o acervo do Memorial Anneken, iniciativa da instituição financeira cooperativa localizada em Rolante, passou a contar com um exemplar raro de uma Bíblia alemã, datada de 1747. A entrega oficial ocorreu na Martins Livreiro, em Porto Alegre, com a presença do livreiro Ivo Almansa.  

Trata-se de uma edição luterana, na qual consta uma biografia de Martinho Lutero, além de informações e xilogravuras dos príncipes do império austro-húngaro que apoiaram a reforma protestante na época. Além da aquisição da Sagrada Escritura, foi doado ao acervo do Memorial, pela historiadora Helena Seger, a primeira edição impressa pela editora Paulusblatt do diário do fundador do cooperativismo no Brasil, Padre Theodor Amstad. Editadas originalmente em 1940, suas memórias são relatos redigidos entre os anos de 1934 e 1938. Helena é coautora junto com Arthur Blásio Rambo da obra “Omnibus Omnia”, que resgata também escritos inéditos do Pe. Amstad e do Pe. Balduíno Rambo. A publicação contou com apoio do Memorial Anneken e da Sicredi Caminho das Águas.

A cooperativa recebeu ainda uma rara coleção, em uma edição da primeira metade do século XX, com a totalidade das correspondências dos padres jesuítas em relação às reduções jesuítas, as quais fazem parte da chamada Coleção de Angelis, que reúne mais de 1.300 manuscritos antigos.

Para o historiador Rodrigo Trespach, atuante no resgate das memórias regionais e do cooperativismo, no Memorial a Bíblia ganha destaque, com a possibilidade de visitação pública. “Sinto-me feliz de poder participar desse momento, por ser uma peça importante na história da humanidade, publicada em Nürenberg, em 1747, e também na história da imigração alemã no Brasil. Com isso, a Caminho das Águas reforça seu compromisso com a memória, a história e a identidade de seu povo e suas origens”, destaca.

Para o presidente da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, sem dúvida é uma relíquia de valor inestimável. “O grande objetivo do Memorial é resgatar a história da região, a qual é composta por diversas denominações. Dessa forma, apesar de termos um padre católico como patrono do nosso espaço, recebemos esta Bíblia Luterana para agregar ainda mais valor ao nosso acervo e celebrar o ecumenismo e a diversidade de crenças. O Memorial não celebra somente as lideranças que passaram, como nosso patrono Anneken, mas também a força dos anônimos, com Lisbeth, primeira mulher associada à nossa cooperativa, que representa, além da força feminina, a diversidade e a força do conjunto dos atuais quase 100 mil membros da instituição, características do cooperativismo”, afirma.

Saiba mais sobre o Memorial Anneken

Localizado na Av. Coronel João Link, 749, em Rolante, o Memorial Anneken ocupa uma casa de 150 metros quadrados, distribuídos em 17 ambientes que podem ser percorridos em visita guiada pelos três eixos do espaço: a trajetória centenária da cooperativa, a história do cooperativismo financeiro e a educação financeira. No local, são desenvolvidas atividades educativas e culturais. O espaço está aberto à visitação e a entrada é gratuita.

Deixe um comentário