Memorial Anneken, em Rolante, recebe edição rara de Bíblia alemã em seu acervo

A Sicredi Caminho das Águas, com mais de 100 anos de fundação, carrega consigo o dever de preservar a história. Na última semana, o acervo do Memorial Anneken, iniciativa da instituição financeira cooperativa localizada em Rolante, passou a contar com um exemplar raro de uma Bíblia alemã, datada de 1747. A entrega oficial ocorreu na Martins Livreiro, em Porto Alegre, com a presença do livreiro Ivo Almansa.  

Trata-se de uma edição luterana, na qual consta uma biografia de Martinho Lutero, além de informações e xilogravuras dos príncipes do império austro-húngaro que apoiaram a reforma protestante na época. Além da aquisição da Sagrada Escritura, foi doado ao acervo do Memorial, pela historiadora Helena Seger, a primeira edição impressa pela editora Volksverein, a associação fundada pelo padre suíço, a partir do diário do fundador do cooperativismo no Brasil, Padre Theodor Amstad. Editadas originalmente em 1940, suas memórias são relatos redigidos entre os anos de 1934 e 1938. Helena é coautora junto com Arthur Blásio Rambo da obra “Omnibus Omnia”, que resgata também escritos inéditos do Pe. Amstad e do Pe. Balduíno Rambo. A publicação contou com apoio do Memorial Anneken e da Sicredi Caminho das Águas.

A cooperativa recebeu ainda uma rara coleção, em uma edição da primeira metade do século XX, com a totalidade das correspondências dos padres jesuítas em relação às reduções jesuítas, as quais fazem parte da chamada Coleção de Angelis, que reúne mais de 1.300 manuscritos antigos.

Para o historiador Rodrigo Trespach, atuante no resgate das memórias regionais e do cooperativismo, no Memorial a Bíblia ganha destaque, com a possibilidade de visitação pública. “Sinto-me feliz de poder participar desse momento, por ser uma peça importante na história da humanidade, publicada em Nürenberg, em 1747, e também na história da imigração alemã no Brasil. Com isso, a Caminho das Águas reforça seu compromisso com a memória, a história e a identidade de seu povo e suas origens”, destaca.

Para o presidente da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, sem dúvida é uma relíquia de valor inestimável. “O grande objetivo do Memorial é resgatar a história da região, a qual é composta por diversas denominações. Dessa forma, apesar de termos um padre católico como patrono do nosso espaço, recebemos esta Bíblia Luterana para agregar ainda mais valor ao nosso acervo e celebrar o ecumenismo e a diversidade de crenças. O Memorial não celebra somente as lideranças que passaram, como nosso patrono Anneken, mas também a força dos anônimos, com Lisbeth, primeira mulher associada à nossa cooperativa, que representa, além da força feminina, a diversidade e a força do conjunto dos atuais quase 100 mil membros da instituição, características do cooperativismo”, afirma.

Saiba mais sobre o Memorial Anneken

Localizado na Av. Coronel João Link, 749, em Rolante, o Memorial Anneken ocupa uma casa de 150 metros quadrados, distribuídos em 17 ambientes que podem ser percorridos em visita guiada pelos três eixos do espaço: a trajetória centenária da cooperativa, a história do cooperativismo financeiro e a educação financeira. No local, são desenvolvidas atividades educativas e culturais. O espaço está aberto à visitação e a entrada é gratuita.

Deixe um comentário