Três Coroas reforça seu protagonismo no turismo acessível ao sediar, em março, dois eventos que unem reflexão, prática e inclusão: o Segundo Fórum Nacional de Turismo Acessível e Esporte de Aventura, que será realizado na sexta-feira (13), e o 7º Camping Acessível, que acontece no sábado (14). As ações reafirmam o município como referência estadual e nacional em políticas públicas voltadas ao lazer, à natureza e ao direito de ir e vir.
O Camping Acessível de Três Coroas é um dos principais exemplos desse compromisso. O projeto foi vencedor da 6ª edição do Prêmio Boas Práticas da FAMURS (2024), na categoria Turismo, destacando-se entre iniciativas de todo o Rio Grande do Sul. Em 2023, recebeu reconhecimento nacional da ABETA, que o classificou como projeto inovador e de extrema relevância para o ecoturismo e o turismo de aventura voltado a pessoas com deficiência.
Outro marco ocorreu em 2022, quando o município realizou a maior descida de rafting para pessoas com deficiência do Brasil, reunindo 186 participantes e 30 botes. A ação entrou para o ranking nacional com reconhecimento da agência RankBasil, projetando Três Coroas no cenário do turismo inclusivo.
Em 2026, essa trajetória ganha novo impulso com o Segundo Fórum Nacional de Turismo Acessível e Esporte de Aventura, que antecede o camping e propõe o debate sobre acessibilidade, legislação, planejamento e experiências humanas no turismo. O encontro que será no Centro de Cultura Remito René Haack, reunirá especialistas, representantes de parques, entidades do setor e gestores públicos, fortalecendo a integração regional.
Para Gabriel Feiten, idealizador do Camping Acessível, a expectativa é que a sétima edição seja a maior já realizada. “Estamos trabalhando intensamente com parceiros, voluntários e empresas apoiadoras para fortalecer ainda mais o evento como referência nacional. É uma alegria ver pessoas de diferentes regiões buscando Três Coroas e saindo daqui encantadas, percebendo que a acessibilidade e a inclusão são possíveis quando há sensibilidade, boa vontade e planejamento”, destaca.
O ciclo se completa com o 7º Camping Acessível, no Raft Adventure Park, oferecendo atividades adaptadas, esporte de aventura, cultura e convivência, em um ambiente planejado para garantir segurança, autonomia e inclusão de todos. Os eventos são realizados Associação das Pessoas com Deficiência Amigos e Familiares (APDAF) e contam com apoio da Prefeitura de Três Coroas e da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.