Impacto positivo: Sesc Taquara oportuniza e fomenta ações culturais na região

Quando se fala em promoção e realização de cultura no Vale do Paranhana, é natural lembrar e citar o trabalho realizado pelo Sesc Taquara. Sigla para Serviço Social do Comércio, o Sesc é uma instituição criada por empresários do comércio de bens, serviços e turismo com objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores e seus familiares. O setor cultural é um dos braços de atuação e, aqui na região, ele é potencializado através de iniciativas próprias e de parcerias, onde a expertise do Sesc faz total diferença. 

Ao longo de 2025, o Sesc Taquara realizou uma programação cultural intensa e diversificada, com ações distribuídas ao longo de todo o ano e em diferentes municípios da região. Espetáculos teatrais, apresentações musicais, projetos literários, formações e eventos comunitários marcaram a agenda, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo a relação com a comunidade, incluindo participação na Folia na Julio (Carnaval de Taquara), entre outros. 

“O ano foi muito positivo, com grande participação do público e fortalecimento de parcerias, reafirmando a cultura como espaço de encontro, pertencimento e transformação social. Para 2026, projetamos a continuidade e ampliação das ações culturais, com uma programação ainda mais integrada, diversa e conectada às demandas contemporâneas”, avalia a diretora do Sesc Taquara, Fabiane Oliveira.

Atividades variadas e de grande relevância

Entre os destaques estão as edições do projeto Teatro a Mil, a atuação nas feiras de livro da região, o Recrearte, além da segunda edição da Festa Literária Internacional de Taquara, a Flitaq, que consolidou o município como referência cultural e literária no Vale do Paranhana. As ações do Sesc Taquara incluem as ligadas à educação, buscando transformar estudantes em consumidores de cultura, mas também oportunizam a pessoas de todas as idades a terem acesso a diversificadas atividades. Grandes nomes da música, como Chico César, Isabela Fogaça, Tenente Cascavel e Dante Ramon Ledesma; do teatro, como Osmar Prado e Maurício Machado; e da Literatura, como Socorro Acioli, Natália Borges Polesso, Letícia Wierzchowski, Daniel Munduruku, Pedro Guerra eJosé Falero; desembarcam na região através de promoções do Sesc.

Deixe um comentário