Taquara lança roteiro “Entre Olivas, Malte e Tradições” para estimular o turismo e a gastronomia rural

Com o objetivo de promover o turismo e a gastronomia local, Taquara lança um novo roteiro denominado “Entre Olivas, Malte e Tradições”. O percurso, que tem 12 km e acontece nos distritos de Santa Cruz da Concórdia e Entrepelados, foi elaborado pelas secretarias da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo. A inauguração da rota será no próximo dia 8 de fevereiro (domingo), com o primeiro grupo.

A ideia é unir setores importantes para o município, como economia, turismo e gastronomia, além de oferecer aos visitantes uma experiência completa na zona rural, que contempla visitas às propriedades, café colonial e degustação de produtos artesanais, almoço típico, e contato direto com a natureza. “Nosso município tem um grande potencial para o turismo e sempre vamos incentivar a criação de novos empreendimentos. Taquara é rica em belezas naturais e atrativos no seu interior, e está em uma posição geográfica estratégica, de braços abertos para receber turistas”, disse a prefeita Sirlei Silveira. O vice-prefeito Delmar Backes destacou que fomentar o turismo no interior é uma forma de valorizar o pertencimento. “Gostaria de cumprimentar todos os produtores do interior da cidade. Quando vemos essa ideia de incentivar o turismo na zona rural, vemos empreendedores recriando ideias em cima da história de suas famílias. É assim que se inova, preservando o passado para repensar um futuro mais próspero para Taquara”, pontuou.

“Taquara deu um passo importante no turismo com a inauguração desse roteiro. Podemos explorar muito nossa cultura e nossas belezas. Isso é resultado de um trabalho conjunto da Secretaria de Turismo e da administração municipal. Esse avanço só é possível graças ao apoio e à visão da prefeita Sirlei e do vice-prefeito Delmar, que acreditam no turismo rural como um grande potencial do município”, disse o secretário de Turismo, Pedro Almeida.

Um roteiro com atrativos

O percurso reforça a riqueza produtiva do interior de Taquara, revelando diferentes estilos e sabores, além, claro, de valorizar o trabalho dos produtores locais. O primeiro roteiro “Entre Olivas, Malte e Tradições” inicia no Armazém das Oliveiras, em Santa Cruz da Concórdia, com um café da manhã; segue para a Cervejaria Ourique, na Linha São João, com petiscos e degustação de cerveja artesanal; e termina na Fazenda Fattoria Figueira’s, em Entrepelados, com um almoço típico da culinária italiana servido à mesa.

No Armazém das Oliveiras, os visitantes conhecem todo o processo de cultivo das oliveiras, e o que é necessário para a produção do azeite de oliva. “Nasci em Taquara e sou dessa localidade. O manejo e cultivo de oliveiras exige muito cuidado até a fase de maturação, desde a terra até a suplementação. Além disso, já estamos nos organizando para começar a construção de cabanas para receber pessoas que queiram visitar a nossa cidade, como motociclistas e demais turistas, por exemplo”, garante o dono da propriedade Alexandre Möller.

“Nossa cerveja é feita com a mesma tecnologia que uma empresa de renome mundial, além de ser natural e produzida aqui na nossa região. E desde o primeiro evento cervejeiro que fizemos na cidade, a prefeita Sirlei nos abriu as portas. Priorizamos a compra dos insumos aqui na cidade, fazendo o dinheiro circular aqui”, disse Antônio Ourique, proprietário da Cervejaria Ourique.

O desfecho do roteiro é na Fazenda Fattoria Figueira’s, em Entrepelados, onde Lúcia e Airton Bandurka recebem os participantes com um almoço típico para uma verdadeira imersão na cultura italiana. “Sempre queremos oferecer o melhor e agradecemos ao pessoal que integra esta rota. As pessoas que vierem conhecer nossa região, também vão conhecer os segredos que aprendi na cozinha com minha avó e como a gastronomia italiana é gostosa”, garantiu Lúcia.

Quando acontece e como se inscrever

O roteiro “Entre Olivas, Malte e Tradições ” acontecerá inicialmente em sábados, domingos e segundas-feiras. O roteiro inaugural será no domingo, 8 de fevereiro. Os grupos podem ser formados por, no mínimo, 12 pessoas; o limite é de 24 participantes. O valor do roteiro por pessoa é de R$ 195, sendo que crianças até 06 anos não pagam, e de 07 a 12 anos pagam 50% do valor. O deslocamento será por conta de cada participante. Mais informações podem ser obtidas com Alexandre Möller, no telefone (51) 99982-2956.

*Fotos: Jauri Belmonte

Deixe um comentário