O espírito do folclore e da tradição gaúcha tomou conta do Clube Comercial de Taquara na tarde de 13 de novembro, durante a 14ª edição do Festival de Cantigas de Roda, promovida pelo CTG O Fogão Gaúcho. Reunindo escolas das redes municipal e particular, o evento fortaleceu laços afetivos e promoveu o brincar como parte fundamental da infância. A integração das escolas iniciou às 13h30min, enchendo o espaço de música, movimento e encantamento. O encontro também contou com a presença da 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Isabeli de Lima, e da 1ª Prenda do CTG O Fogão Gaúcho, Camilly Rocha, além da representante da SMECE de Taquara, professora Silmara Neves.
Com o tema “No universo do Folclore: onde a roda canta, a infância encanta e a tradição se renova”, o festival destacou a importância das cantigas de roda para o desenvolvimento infantil, estimulando criatividade, coordenação motora, expressão corporal e integração entre as crianças. As atividades envolveram brincadeiras cantadas e dinâmicas lúdicas.
O vice-patrão do CTG O Fogão Gaúcho e um dos organizadores do festival, Júlio Bartzen de Araújo, lembrou que o evento é realizado desde o ano 2000 e tem como diferencial a metodologia ativa que valoriza o brincar em sala de aula. Ele destacou ainda o apoio da Lei Aldir Blanc, essencial para ampliar o projeto neste ano.





A comissão avaliadora foi composta pela Carla Elisa Behs, vice-coordenadora da 22ª Região Tradicionalista; pelas professoras e tradicionalistas Marlene Oliveira e Edmei Saletti.
Escolas vencedoras da edição 2025:
- Ensino Fundamental 1
1º lugar – EMEF Dr. Lauro Hampe Müller - Educação Infantil
1º lugar – EMEI Leonel de Moura Brizola
2º lugar – EMEI Getúlio Vargas - Educação Inclusiva
1º lugar (empate) – APAE Taquara
1º lugar (empate) – EMEE Lucas Sauer
Crédito de foto: divulgação