Mais de um século depois de o padre alemão Jorge Anneken (1886–1954) fundar a cooperativa que deu origem à Sicredi Caminho das Águas, descendentes do religioso vieram ao Brasil para conhecer de perto o legado que ele deixou. Vindos da cidade de Friesoythe, na Alemanha, cinco familiares estiveram no Rio Grande do Sul em um roteiro que incluiu Rolante, onde tudo começou, e o Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre, visitado na sexta-feira (31/10).
Entre os visitantes estavam os tataranetos de um irmão do padre Anneken, Hubert e Stefan, acompanhados da esposa de Stefan, Marlies, e das filhas Tanja e Rieke. A família participou, na terça-feira (28), da inauguração do Memorial Anneken, em Rolante, espaço criado pela Sicredi Caminho das Águas para preservar e valorizar a história da instituição e de seu fundador. A data também marcou os 102 anos de fundação da cooperativa.
Ao longo da última semana, no município, os familiares visitaram a sede da cooperativa e percorreram o Legado Anneken, roteiro que incluiu uma visita à Igreja N. Sra. da Conceição, onde o padre foi o primeiro pároco, a Escola Sagrada Família, fundada por ele, e o túmulo do religioso. Foram recebidos ainda em vinícolas do bairro Boa Esperança, onde interagiram com associados.
No estado gaúcho, também puderam conhecer Gramado, Canela e Nova Petrópolis, cidade onde conheceram o Esculturas Parque Pedras do Silêncio, que conta a história da imigração germânica com mais de 80 esculturas em meio à natureza, acompanhados pela historiadora Helena Seger. A visita à Casa Cooperativa de Nova Petrópolis foi outro destaque, como forma de aprofundar o conhecimento sobre o início do cooperativismo no Brasil. “Agradecemos muito por nos receberem aqui na Sicredi e em Rolante. Foi uma alegria para nós. Esperamos vocês na Alemanha também”, disse Stefan.
Para o analista administrativo André Kern de Souza, que acompanhou a família durante a visita, o encontro reforçou o sentido humano que sustenta o cooperativismo. “Eles deixam um pouco deles por aqui e levam consigo um pouco da nossa história. Agora temos um canal aberto que une, de forma ainda mais viva, o legado de Anneken entre Brasil e Alemanha”, destaca. Os familiares voltaram à Alemanha no final da tarde de sexta-feira (31/10).
Padre Anneken e a Sicredi Caminho das Águas
Em 1923, a história da Sicredi Caminho das Águas começa com o sacerdote missionário alemão que estabeleceu a Ordem da Sagrada Família no Brasil e trouxe imigrantes da Alemanha para a região. Com papel central na fundação da cooperativa, padre Anneken atuou com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade de pequenos produtores e empreendedores locais, com o propósito de oferecer crédito justo aos pequenos agricultores e empresários.
Saiba mais sobre o Memorial Anneken
Localizado na Av. Coronel João Link, 749, em Rolante (RS), o Memorial Anneken ocupa uma casa de 150 metros quadrados, distribuídos em 17 ambientes que podem ser percorridos em visita guiada pelos três eixos do espaço: a trajetória centenária da cooperativa, a história do cooperativismo financeiro e a educação financeira. No local, são desenvolvidas atividades educativas e culturais. O espaço está aberto à visitação e a entrada é gratuita.