Além do intercâmbio literário e cultural e da oportunidade de conhecer escritores, a 2ª Festa Literária Internacional de Taquara também preza pela formação artística e de saberes relacionados à arte e ao mercado cultural. Nesta quinta e sexta-feira (06 e 07), acontecem duas oficinas de composição de canções, que serão ministradas pelo músico e compositor Chico Paz. Com o nome “Entre Notas e Letras”, os alunos vão explorar encontro entre som e poesia, melodia e narrativa, descobrindo como a escrita pode inspirar a música e como a música pode transformar a escrita. Uma experiência criativa para quem quer experimentar compor, escrever e sentir a arte de outro modo: entre versos, acordes e emoções.
“O foco é o desenvolvimento de letras, da parte poética de uma canção. A gente vai falar bastante sobre construção de melodias, construção de harmonia, técnicas pra desenvolver esses recursos. A ideia é ampliar a saída do padrão, pra gente ter um despertar de novas ideias, processos criativos e tudo mais, com recursos e truques que que auxiliam pra que a canção fique mais fluida e tudo mais”, conta Chico. Ele destaca que podem participar pessoas que já compõem, que escrevem outras formas de textos ou mesmo quem não tem experiência, mas tem interesse no tema. “É uma oficina bem acessível para quem nunca compôs nada ou para quem não toca nenhum instrumento. Ela abraça bem públicos, pessoas que estão interessadas em começar, simplesmente tem curiosidade por brincar com isso, tem esse contato com composição de canção”, destaca.
Desde muito cedo, Chico Paz encontrou na música a conexão com o mundo e já nos primeiros contatos com instrumentos musicais, procurou fazer do palco e da composição de canções uma forma muito verdadeira de expressar seus sentimentos e ideias. Serão dois encontros, no Centro Educacional Índio Brasileiro César (Júlio de Castilhos, 2500), das 13h30 às 16h30, que propõe uma imersão nas conexões entre literatura e canção. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site da Flitaq.
Outras atividades Formativas:
- “Como publicar o meu primeiro livro”, ministrada por Flávia Cunha, jornalista e produtora cultural.
- “A Arte de Criar o Mundo – Oficina de Literatura Fantástica”, com o escritor Duda Falcão, especialista em horror, fantasia e ficção científica.
- Linguagens do Afeto – Oficina de comunicação alternativa, com o Instituto Autismo e Vida (RS)
A 2ª Festa Literária Internacional de Taquara (Flitaq) é realizada pelo Sesc Taquara e pela Prefeitura do município, com apoio cultural das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).