Segundo Super Sábado da 36ª Oktoberfest de Igrejinha celebra cultura germânica com sol, chopp e diversão

No segundo Super Sábado (25) da 36ª Oktoberfest de Igrejinha, o sol e o calor atraíram milhares de visitantes ao Parque de Eventos Almiro Grings. Desde o início da manhã, as ruas da cidade foram tomadas pelo público, que encontrou na festa chopp gelado, diversão e uma programação repleta de atividades para todos os gostos e estilos. Entre os destaques, o show nacional de Nenhum de Nós relembrou clássicos que marcaram gerações.

Com o mote “Legado de Amor e Tradição”, a 36ª Oktoberfest de Igrejinha celebra o espírito comunitário da festa e sua importância para a região. No tradicional desfile, foi exatamente isso que a organização buscou traduzir através das cores, música e emoção. A atração reuniu mais de dois mil participantes, divididos em quatro alas: Abertura, Legado de Tradição, Legado de Amor e Legado de Alegria. Ao todo, mais de 40 instituições estiveram presentes, incluindo escolas, grupos culturais e representantes da comunidade. (Confira a cobertura fotográfica do desfile aqui)

“O desfile é uma forma de mostrar que a Oktoberfest de Igrejinha vai muito além da tradição. Ela deixa legados vivos, reais e transformadores para toda a cidade e região”, destaca a coordenadora dos Desfiles, Débora Haack. Entre as novidades deste ano, o público pôde acompanhar a transmissão ao vivo e conferir dois pontos de locução ao longo do percurso, com curiosidades e comentários sobre os grupos participantes.

“Buscamos destacar o caráter solidário da festa, que, além de manter viva a cultura e as tradições germânicas, beneficia toda a comunidade. Com o envolvimento e participação de cerca de três mil voluntários, a Oktober de Igrejinha fortalece o turismo, o comércio e a própria cidade. Queremos demonstrar esse amor que faz parte da nossa essência”, complementa Débora.

Entre os visitantes, a analista de Recursos Humanos, Cleidiane Reizel, se emocionou ao ver o legado transmitido pela mãe, agora reproduzido pela própria filha. “Participar do desfile é continuar perpetuando a nossa cultura. Minha mãe desfilava, eu desfilei e agora minha filha está desfilando. É um dia muito feliz, que passa de geração para geração”, conta.

Igrejinha in Tanz celebra cultura germânica através da dança

O segundo Super Sábado da festa também foi marcado pelo Igrejinha in Tanz, encontro que reuniu grupos de danças folclóricas infantis e juvenis. O evento reforça o compromisso da Oktoberfest com a valorização das tradições e a formação de novas gerações apaixonadas pela cultura germânica.

Entre trajes coloridos e coreografias marcadas pela alegria, 20 grupos de crianças e adolescentes mostraram o quanto esse legado segue vivo. “É um encontro feito de forma interativa, em que podemos intercalar os participantes para promover a integração. A ideia é largar a música e quem sabe dançar entra e dança”, explica a professora Josiane dos Santos Sperb.

Coordenadora do grupo do Colégio Luterano Redentor, ela conta que essa foi a primeira vez que os estudantes se apresentaram em um evento. “Esse momento aqui, para eles, é extremamente importante, pois é a primeira vez que colocam um traje e vêm dançar. E para nossa escola, é gratificante manter essa cultura e poder resgatar as tradições dos nossos antepassados”, finaliza. 

Novos vice-presidentes são anunciados para a próxima edição

Um dos momentos mais aguardados da festa também ocorreu neste sábado (25), quando a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha anunciou o novo casal vice-presidente. Kenny Thomas e Marqueli Heidrich foram indicados por Aline Hess e Tiago Rech, que assumem a presidência da 37ª Oktoberfest de Igrejinha após a Festa da Colheita, em dezembro. 

Nenhum de Nós leva emoção ao palco principal

Encerrando o último sábado da Oktober de Igrejinha, a banda Nenhum de Nós subiu ao palco principal para um show repleto de nostalgia e emoção. Clássicos como “Camila, Camila”, “Você Vai Lembrar de Mim” e “O Astronauta de Mármore” animaram o público, que cantou junto, se divertiu e aproveitou a atmosfera contagiante que é marca registrada da festa. Além da atração, a programação do dia contou com os jogos germânicos e o Agita Oktober, assim como, com apresentações musicais de diversas bandinhas típicas itinerantes e bandas de baile.

Último dia promete programação intensa e show de Menos é Mais

A 36ª Oktoberfest de Igrejinha se despede neste domingo (26) com uma programação intensa que promete fechar a edição com chave de ouro. O parque abrirá às 10 horas, com entrada franca até o meio-dia. Das 11 às 13 horas, a Lona receberá o Festival de Ritmos com a apresentação da Banda Típica Real Madrid, Blaskapelle Igrejinha e representantes de bandas marciais de Taquara. O público poderá participar da rodada de Chopp em Metro, às 14h e às 18h30, além do tradicional Chopp em Dobro Eisenbahn Pilsen, marcado para 15h30 às 16h30. Para encerrar o evento, o grupo de pagode Menos é Mais sobe ao palco principal às 20h, apresentando sucessos como “P do Pecado”, “Pela Última Vez” e “Coração Partido”.

A cobertura do Drops do Cotidiano na 36ª Oktoberfest de Igrejinha conta com o apoio de Irmãos Kunst, Die Liebe Trajes, Rumo 4 Negócios Imobiliários, Conectnet, Sapatus Igrejinha, Schmitz e Müller Ferragens e Município de Igrejinha.

Deixe um comentário