O mês de outubro alerta e anuncia que, em breve, o ano se foi e já é quase Natal! Por isso, para mim, a Oktoberfest de Igrejinha é um marco, desde a primeira edição (que eu cobri com muita expectativa, além de outras dezenas de Oktobers que vieram depois), de um evento que sempre foi exemplo do solidariedade e voluntariado.
A maior festa comunitária do país nos ensina a cada edição sobre como trabalhar para todos, distribuindo todo o lucro para entidades e instituições que vão além das fronteiras do município. Algo que foi crescendo e hoje reúne mais de 3 mil voluntários em torno desta causa.
Missão para poucos, orgulho sem medida. Em tempos de tanto individualismo, corrupção, desvios de verbas, licitações fraudulentas que só nos envergonham, há um oásis de gente que se doa todos os anos nesta comunidade de origem germânica, de casas e jardins bem cuidados, que aprendeu a dividir somando esforços com alegria, muita música, comidas e trajes típicos, e claro, o tradicional chope, que pode até ser sorvido em metro.
E de metro em metro, a cidade ganha quilômetros de solidariedade em cada visitante que deixa, por lá, sua presença e sua contribuição inestimável, que vai ajudar milhares de pessoas. De gole em gole, o copo se esvazia, enquanto os voluntários se enchem de orgulho pelo bem que prenuncia cada centavo obtido com esta festa que se prolonga até o próximo final de semana.
E vai muito além, em cada doação destinada assim que o evento acaba; em cada sorriso dos milhares de voluntários dispostos a começar tudo de novo para o evento do próximo ano, sem qualquer remuneração, apenas com a melhor boa vontade de colaborar.
Igrejinha torna-se, assim, quase um país independente neste mar de ganância que domina e corrompe muita gente. Mais do que turismo, uma cidade voltada para o seu próximo, que pode estar distante, também. Mais do que lucro, um evento que arrecada o melhor de cada um e só distribui o bem. Mais do que uma festa, pura energia em cada brinde compartilhado com a comunidade.
Penso que outubro é realmente especial para Igrejinha e antecipa o verdadeiro espírito de Natal que pode estar presente em todos os dias do ano em qualquer lugar, basta querer e fazer!