Os artistas do Vale do Paranhana tem destaque na programação musical da 36ª Oktoberfest de Igrejinha. O evento, que inicia nesta sexta-feira (17) e segue até o domingo (26), conta com ampla e variada programação musical distribuídas em sete palcos. São mais de 70 atrações e 120 apresentações, entre elas diversos artistas e grupos da região, que apresentarão diferentes estilos musicais, garantindo diversidade e agradando diversos públicos.
Desde 2019, com o início da proposta de incorporar artistas regionais à programação, a quantidade de apresentações e os espaços de ocupação têm crescido a cada edição. Os espaços alternativos, como o Pub — já consolidado — e o Multipalco, novidade deste ano, se destacam por reunir ritmos variados e oferecer uma atmosfera descontraída, voltada principalmente ao público jovem e às famílias que buscam experiências diferentes dentro da festa. Nesta edição, alguns artistas locais também receberão destaque em outros palcos da Oktoberfest.
Ocupando novos palcos
Estar de volta aos palcos da Oktoberfest é sempre motivo de felicidade e sensação de reconhecimento pelo trabalho realizado em edições anteriores e ao longo do ano. Integrar novamente a programação e ocupar novos espaços empolga e dá ainda mais ânimo para Junior Giehl. “Muito feliz de poder participar de novo dessa festa e levar música e animação para um evento tão importante e relevante culturalmente para a nossa região”, destaca. Além do Pub, espaço que ele adora por reunir músicos locais e uma plateia próxima, Junior também estará no Multipalco, que promete ter a mesma vibe, e, neste ano, fará ainda sua estreia no Pavilhão 2. “A gente vem se preparando com uma banda e uma produção ainda maior, pois sabemos que há ainda mais visibilidade em estar ali”, conta.
O repertório vai de Armandinho e Mamonas Assassinas a Vitor Kley, Tim Maia, Beatles e muito mais. Ele se apresentará com Zyon Cavalera (bateria), Matheus Braun (baixo) e Regis Moewius (guitarra).
Quem também está com a expectativa lá no alto é Cristian Dutra. “Todo show tem sua particularidade, mas a atmosfera da Oktoberfest é ímpar. Estamos preparando um pocket show especial para a festa”, conta. Com 20 anos de carreira, somando bandas de baile e seu trabalho solo, Cristian já se apresentou em todos os palcos da Oktober. “E agora vamos estrear no novo espaço, o Multipalco, que promete entregar a mesma energia do Oktober Pub”, projeta. Para os shows, ele contará com a participação de Gian Sohne (bateria) e Márcio Müller (gaita). “Aguardo todos para brindarmos com muita música boa mais uma edição da Oktoberfest de Igrejinha”, convida.
Ansiedade pela estreia
Com o crescimento dos espaços e horários dedicados à valorização dos artistas locais, novos nomes também surgem na programação desta edição. A banda The Cursed faz sua estreia já no primeiro dia de festa. “Estamos muito felizes de participar da maior festa comunitária do Brasil. É um espaço que dá visibilidade para as bandas e artistas da região, e estamos muito animados em levar nosso show para a Oktober”, conta o vocalista Miguel Ev.

A banda conta ainda com Régis Moewius (guitarra), Matheus Braun (baixo) e Otávio Rodrigues (bateria). O repertório foi escolhido a dedo, com grandes sucessos de Bruno Mars, Britney Spears, Harry Styles e Twenty One Pilots. “E quando vê pode até rolar uma música surpresa… Mas só estando lá pra descobrir!”, instiga Miguel.
Orgulho de levar o nome de Igrejinha e de tocar em casa
Desde que se mudou para a cidade, aos sete anos, Elder Velasques, esteve presente em todas as edições da festa, exceto em 2024, devido ao nascimento da filha Sophie no primeiro sábado do evento. “Já toquei em todos os palcos, inclusive no principal, com a Motivo 12. Ainda quero voltar a esse palco. Apesar de tantos anos tocando, a ansiedade bate, a alegria bate. É sempre muito gostoso estar fazendo a festa”, declara o baterista.
Este ano, ele estará na Oktober com a Mazah Rock, banda da qual é músico fixo, e também acompanhando seu irmão Giácomo Velasques. Elder relembra com carinho quando ajudou a dar forma ao Pub, inclusive emprestando uma mesa de som no início do projeto. “O que começou quase como voz e violão, numa tendinha bem pequeninha… Hoje o Pub é o que é! É uma alegria ver esse crescimento, com todos os gêneros musicais. Para nós é muito relevante integrar a programação de uma festa desse tamanho. Tanta gente vem de fora e também conhece nosso trabalho.”
A Mazah, além do rock, costuma incluir um bloco de bailão em seus shows pelo Estado. “A gente sempre faz questão de dizer que somos de Igrejinha e queremos mostrar de onde viemos. Amamos tocar no Pub pelo calor humano. Um dia ainda vamos tocar naquele palco principal — estamos trabalhando pra isso.”
Vozes femininas em destaque
July Bueno estreou no Pub em 2024 e agora retorna com alegria redobrada. “Este ano o coração está a mil por poder fazer parte novamente dessa grande festa! Em especial, no palco das maiores bandas do Sul do Brasil! Minha expectativa é levar alegria, diversão, boas energias e, principalmente, a minha essência. O repertório será do sertanejo ao pop, com as melhores canções.”
Ela fará dois shows com propostas distintas: no Pub, um som mais acústico, acompanhada de Carlos Henrique Souza (violão) e Deivid Gabriel (cajon); e no Pavilhão 2, com Rafael Tauchert (gaita), Cleiton Adriano Gomes (baixo), Leonardo Gabriel Gottschalk (bateria) e Carlos Henrique Souza (violão). “Convido a todos a nos prestigiar, conhecer nosso trabalho, cantar, dançar e se divertir conosco. Será lindo! Ein Prosit!”
Outra presença feminina marcante é Sara Grings. Após dois anos morando em Belo Horizonte, ela retorna ao Rio Grande do Sul para matar a saudade do público da Oktober. “Eu espero que esses dois shows sejam maravilhosos. Estou muito feliz de voltar pra casa e às minhas origens por uns meses”, conta.

Em 2023 (foto acima), ela já havia integrado o setlist e avalia que cresceu muito nesse período. “Muita coisa mudou em dois anos. Levei a turnê ‘Boteco da Sara Grings 2.0’, que agradou muito o público por lá. Vivi muita coisa nova em outro estado e aprendi bastante”. Sara se apresentará com Back Brandão (violão e guitarra), Zyon (bateria) e Oneide (gaita), além de sua equipe de produção. “Preparei um repertório cheio de emoções, pensado especialmente para surpreender o público. Vem aí uma versão muito melhor da Sara Grings de antes”.
Onde prestigiar os artistas locais na 36ª Oktoberfest de Igrejinha? Confira a programação
17.10 (sexta-feira)
- PUB: All the Rocks (22h), OABoys (0h)
- Multipalco: Banda Típica Amigos do Caneco (21h), Sara Grings (22h), The Cursed (23h30)
- Pavilhão 2: July Bueno (20h)
18.10 (sábado)
- PUB: Grupo SNP (16h), Patrick Ávila (18h), Denner Machado (20h), Mazah (22h), Django y Los Basterds (0h)
- Multipalco: Banda Típica União (16h), Cego do Violão (18h), Banda Feeling (19h30), Nicky Morais (21h), Naye (22h30)
- Lona: Banda 80 Bits (16h)
19.10 (domingo)
- PUB: Junior Giehl (16h), Casal das Domingueiras (18h), Patos de Barba (20h), Pagode do Exata (22h)
- Multipalco: Banda Típica Canecão do Vale (14h), Cristian Dutra (16h), Gui Vieira (17h30), Jana Eberthe e Ale Marks (19h), Leandro Almeida (20h30)
21.10 (terça-feira)
- Pavilhão 2: Leandro Almeida (10h30), Junior Giehl (11h30)
22.10 (quarta-feira)
- Kerb: Casal das Domingueiras (21h30)
23.10 (quinta-feira)
- Pavilhão 2: Denner Machado (19h), Kerb: Só uma Dica (23h)
24.10 (sexta-feira)
- PUB: July Bueno (20h), OABoys (22h), Pagode do Exata (0h)
- Multipalco: Banda Típica Macega Show (21h), Cego do Violão (22h), Banda Feeling (23h30)
- Pavilhão 2: Giácomo Velasques
25.10 (sábado)
- PUB: Nicky Morais (16h), Cristian Dutra (18h), Patos de Barba (20h), Naye (22h), Grupo SNP (0h)
- Multipalco: Banda Típica União (16h), July Bueno (18h), Gui Vieira (19h30), Sara Grings (21h), Casal das Domingueiras (22h30)
26.10 (domingo)
- PUB: Jana Eberthe e Ale Marks (16h), The Cursed (18h), Django y Los Basterds (20h), Mazah (22h)
- Multipalco: Banda Típica Amigos do Caneco (14h), Junior Giehl (16h), Patrick Ávila (17h30), All the Rocks (19h), Denner Machado (20h30)
A cobertura do Drops do Cotidiano na 36ª Oktoberfest de Igrejinha conta com o apoio de Irmãos Kunst, Die Liebe Trajes, Rumo 4 Negócios Imobiliários, Conectnet, Sapatus Igrejinha, Schmitz e Müller Ferragens e Município de Igrejinha.
[…] à Vila Germânica, e o Multipalco, na entrada do Parque de Diversões, garantem ainda espaço para artistas da região e de diferentes estilos de apresentarem seu trabalho ao público. Nos outros palcos, bandas de baile e bandinhas típicas […]
CurtirCurtir