Os 20 anos do lançamento do marcante álbum “Estratosférico“, de Renata Velho, merecem uma comemoração memorável. Por isso, o artista prepara, para a próxima sexta-feira (17), com início às 19h30, um show intimista no auditório do Espaço Cultural Casa Vidal. Renato Velho irá cantar e contar as histórias desse álbum que foi gravado com a participação de grandes nomes do rock gaúcho e lhe rendeu o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista 2005. O ingresso é solidário: 1kg de alimento.
Ao olhar para trás, Renato percebe que era necessária uma comemoração. “O álbum Estratosférico é, sem dúvida, um de meus trabalhos mais marcantes. Representa um período artístico muito intenso, quando morei em Porto Alegre e participei ativamente dos movimentos artísticos que culminaram no lançamento do álbum em 2005”, relembra.

Como um bom contador de histórias através da arte e agregador de pessoas que é, ele relembra que no dia 05 de outubro de 2005, um ônibus fretado por ele saiu de Taquara em direção à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, para o lançamento do álbum. “A ideia desse show é reunir esse pessoal, meus amigos. E também traçar um paralelo para minha trajetória, tipo um antes e depois. Foi uma grande celebração rock and roll”, relembra.

No show da próxima sexta-feira, Renato estará sozinho no palco onde tocará e cantará suas canções, além de contar histórias das gravações e do dia do lançamento do álbum Estratosférico. “No dia do lançamento na Usina do Gasômetro, todo mundo que entrava ganhava uma dose de graspa, para relaxar e curtir o show. Essa é só uma das histórias, tem muito mais para contar”, instiga.
Criador de uma obra multifacetada, Renato é muito além de músico, um professor, multi-instrumentista, compositor, arranjador, produtor e até fabricante de instrumentos. Ele compartilhou alguns detalhes de sua trajetória, com destaque para a carreira no blues, no Episódio 42 do Podcast do Drops: Uma jornada pelo Blues.
*Foto de capa: Lidiani Lehnen/Drops do Cotidiano