Jantar Italiano na Boa Esperança, em Rolante, tem participação do Cônsul-Geral da Itália 

O 17º Jantar Italiano movimentou a comunidade de Boa Esperança, no interior de Rolante, no primeiro sábado de setembro (06). O evento, realizado no Salão Paroquial Nossa Senhora de Caravaggio, reuniu mais de 400 pessoas que aproveitaram o melhor da culinária, da música e da hospitalidade italiana. A noite contou com uma presença especial: o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, que acompanhou a celebração e se encantou com o que viu.

“Sinto-me honrado de estar aqui, é verdadeiramente uma alegria enorme. Aqui nessa região, nós somos um pouco infiltrados, pois a principal colonização é alemã. Hoje venho aqui principalmente para agradecer por todo o trabalho que tem sido feito. É um trabalho muito importante de resgate e preservação da história e da cultura”, destacou Valerio. 

No início do ano, representantes da Associação Colonização e Evolução visitaram o Consulado Geral da Itália, em Porto Alegre, para apresentar o trabalho realizado e estreitar relações. Na ocasião, o convidaram para prestigiar este evento. A visita do Cônsul foi recebida com entusiasmo pela comunidade, que a interpretou como um reconhecimento ao esforço coletivo. “O Senhor Caruso deu importância e valorizou a nossa comunidade. Sabemos que ele tem uma agenda disputadíssima, com tantas cidades e eventos grandiosos para participar e ele fez questão de estar conosco nesta noite em nossa comunidade. Isso me emociona e me deixa imensamente feliz. A valorização que ele teve por esta singela comunidade faz jus ao legado humano e terno que o trabalho deste Consul deixa para o nosso Estado”, declara a presidente da Associação Colonização e Evolução, Josiane Sbardelotto

Em 2025, celebram-se os 150 anos da imigração italiana no Brasil, e o jantar também fez referência a essa data marcante, ressaltando a contribuição dos imigrantes italianos. O Cônsul destacou a importância dessa memória ser preservada e exaltou o que é realizado pela comunidade. “É fundamental valorizar a história, a cultura e as tradições dessa comunidade italiana que, em uma região predominantemente alemã, trouxe também riqueza, desenvolvimento, fé e progresso. Rolante e a comunidade da Boa Esperança representam uma experiência de multiculturalismo bem-sucedida no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Uma noite de tradições e alegria

O Jantar Italiano é um dos eventos culturais mais tradicionais de Rolante. Como toda boa festa italiana, comida farta e saborosa não faltou. O cardápio incluiu sopa de agnolini como entrada, seguida de uma variedade de massas, polenta, radicci com bacon e churrasco. As sobremesas também marcaram presença, assim como o tradicional café da madrugada, acompanhado de grostoli e Sfregolà.

Outro destaque foi a variedade de vinhos e sucos produzidos pelas vinícolas da própria comunidade de Boa Esperança, servidos à vontade. A animação da noite ficou por conta do Gruppo Girotondo, de Caxias do Sul, garantindo música e diversão para todos.

Uma comunidade organizada

Boa Esperança é uma localidade do interior de Rolante colonizada por imigrantes italianos. Situada em uma região elevada, tornou-se propícia para o cultivo de uvas e a produção de vinhos, dando continuidade a uma das tradições mais marcantes dos italianos. Além disso, sua beleza natural é um atrativo à parte.

Unindo natureza, cultura e organização comunitária, Boa Esperança se transformou em um importante destino turístico local. As tradições são transmitidas às novas gerações, fortalecendo a identidade cultural e despertando orgulho nas crianças e jovens.

Com cerca de 185 moradores, a localidade conta com três associações que fomentam suas principais áreas de atuação: o Conselho Paroquial, a Associação Caminho das Pipas (Acapi) e a Associação Colonização e Evolução.

Deixe um comentário