Recanto Cultural emociona público e valoriza talento dos estudantes no 17º Festejos Farroupilhas do Paranhana

O sábado (13) foi marcado por emoção e integração no 17º Festejos Farroupilhas do Paranhana, com a realização do Recanto Cultural: Escola e Comunidade, que neste ano trouxe o tema “Legado de Honra: A Tradição que Permanece”. O evento, que lotou o espaço com famílias, visitantes e comunidade escolar, contou com apresentações artísticas e teatrais de alunos das redes municipal e estadual de ensino.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), o Recanto Cultural teve como objetivo valorizar o tema proposto, estimular a criatividade dos estudantes e reconhecer o empenho de cada escola envolvida. Uma comissão avaliadora analisou os espetáculos a partir de critérios como criatividade, organização, interpretação, caracterização e adequação ao tema.

“O Recanto Cultural já se tornou uma tradição junto aos festejos porque é uma linda oportunidade de resgatar, de mostrar a nossa tradição, de manter vida a nossa cultura, e as apresentações se superam a cada ano, nos enchendo de orgulho. Parabéns a todos os alunos”, mencionou a secretária da Smece, Carla Amaral.

A presidente da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana (AAFFP), Camila Engelmann e o vice-presidente, Rodrigo Fagundes, participaram do momento. “Ver o brilho nos olhos dos alunos e a participação das famílias nos enche de orgulho. O Recanto Cultural é prova de que a tradição se fortalece quando é vivida e compartilhada pela comunidade”, destacou Rodrigo.

Avaliadores

O Recanto Cultural deste ano contou com a participação dos avaliadores: Isabeli de Lima – 1ª prenda mirim do RS; João Rogério Machado – Coordenador da 22° Região Tradicionalista; Carla Elisa Behs – Vice coordenadora da 22ª RT; José Augusto Lago de Mello – Peão Farroupilha da 22° RT e Gerusa Stepanski Pereira – Diretora de Cultura da Smece.

Vencedores do Recanto Cultural

Categoria I – Educação Infantil:

  • 1º lugar – Emei Calisto Eolálio Letti
  • 2º lugar – Emei Vovó Celita
  • 3º lugar – Emei Vovó Neli

Categoria II – Escolas de Educação Especial:

  • 1º lugares – Escola de Educação Especial Lucas Sauer e Apae.

Categoria III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano):

  • 1º lugar – Emef Calisto Eolálio Letti
  • 2º lugar – Emef Lauro Hampe Muller
  • 3º lugar – Emef Antônio Martins Rangel

Categoria IV – Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano):

  • 1º lugar – Emef Zeferino Vicente Neves Filho
  • 2º lugar – Emef Emílio Leichtveis (Emel)
  • 3º lugar – Emef Antônio Martins Rangel

*Fotos: Mateus Portal

Deixe um comentário