A manhã deste domingo (14), foi de celebração às tradições gaúchas em Igrejinha, com o Desfile Farroupilha 2025. Com a participação de cavaleiros e cavaleiras pilchados, o desfile iniciou no Parque de Eventos Almiro Grings e seguiu até o Piquete Estância Casa de Pedra, onde finalizou seu percurso com um almoço festivo. Conforme a organização, cerca de 130 cavaleiros de entidades tradicionalistas da cidade fizeram parte do Desfile Farroupilha 2025 montados a cavalo.
O vice-prefeito e secretário de Cultura e Turismo de Igrejinha, Juliano Müller, destacou a força do tradicionalismo no município. “Igrejinha tem quatro entidades tradicionalistas, sendo três CTGs e um piquete, e recebe para o desfile pessoas das cidades vizinhas para comemorar o orgulho de ser gaúcho, sob esse ponto de vista igrejinhense, que tem a colonização europeia, mas, acima de tudo, a conexão do gaúcho, do tradicionalista e do igrejinhense”, destaca.
O CTG Sentinela da Tradição, de Igrejinha, compareceu em bom número de integrantes. “Aqui é uma região de colonização alemã e há muitos anos se consegue reunir bastante gente que prestigia e participa da tradição gaúcha. Tem muita gente que se arruma, pilcha, cuida do cavalo o ano todo para participar. É um orgulho ‘medonho’ e cada ano cresce mais o tradicionalismo em Igrejinha”, celebra o patrão do CTG Sentinela da Tradição, Valmor Bombarda.
Quem novamente marcou presença foi Pedro Moser, de Parobé, que esteve acompanhado da neta Lorena, de 12 anos. “Todos os anos eu faço questão de participar aqui. Sempre é bem organizado, tem o almoço de confraternização. Viemos em família, passando a tradição de geração em geração”, conta.









O desfile faz parte da programação dos Festejos Farroupilhas 2025, que iniciaram em Igrejinha no dia 07 de setembro com o Acendimento da Chama Crioula. Os Festejos acontecem até o dia 21 com diversas atividades, entre elas, a 11ª Edição do MatearTchê, que conta com estrutura montada na Praça Dona Helena Leão para realização de mateadas, feira de artesanato e comércio e várias outras atrações culturais e musicais.
Para participarem do desfile, todos os interessados tiveram que apresentar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e estarem com todos os exames do seu animal em dia. Com apoio do Município de Igrejinha, através da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Brigada Militar, a manhã foi organizada por todas as Entidades Tradicionalistas da cidade.